Ano 12 - Semana 640



  ARQUIVO dos
Pontos Turísticos


 

        11 de julho,2009
---

Jardim Botânico

 
Criado por D. João, em 1808, como um Jardim de Aclimação de plantas exóticas de outros países, foi uma das primeiras Instituições Culturais criadas no período colonial.
Atualmente, compõe-se de uma área de cultivo e experimentação, um acervo cultural arquitetônico científico e de pesquisas para a reintrodução de espécies e recuperação de habitats naturais do Brasil, voltadas à proteção da diversidade da flora tropical.

Tem uma área total de 141ha e é composto de cerca de 6.200 árvores e arbustos, contendo aproximadamente 8 mil espécies de vegetais classificados.

Quem passeia pelo Parque (Arboreto), deslumbra-se com a riqueza de sua flora e tem a oportunidade de ver várias espécies ameaçadas de extinção, como: o pau-brasil, o araçá amarelo e o pau-mulato.

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro guarda rico patrimônio histórico e cultural, com obras que datam desde o século XVI, como a Casa dos Pilões, os muros da antiga Fábrica de Pólvora, a outrora sede do Engenho de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa e o Chafariz Central. 

Aqui, a estátua da deusa Thetis, de Louis Savageau (1862) exposta no lago Frei Leandro.





Outra visão espetacular é a da Aléia Barbosa Rodrigues, pela beleza das Palmeiras Imperiais e do antigo portal da Escola de Belas Artes, projetado por Grandjean de Montigny.





Frei Leandro, diretor do Jardim de 1824 a 1829, aproveitando a terra retirada para a construção do lago, que depois teria seu nome, mandou preparar uma elevação, o Cômoro, na qual edificou a "Casa dos Cedros".

Ao centro do Cômoro há uma mesa de granito conhecida até hoje como Mesa do Imperador, devido à predileção que D. Pedro I e D. Pedro II tinham de por ali fazer pequenas refeições, quando em visita ao Jardim Botânico.


Pela sua importância histórica e científica, o Jardim Botânico é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
 


Localização: Rua Jardim Botânico, 1008 
Bairro Jardim Botânico
Tel: 294-9349
Horário de funcionamento: diariamente de 8h às 17h
Ingresso: R$ 4,00 com isenção para crianças até 7 anos e adultos acima de 65 anos de idade.
Visita acompanhada por guias mirins, de quarta-feira a domingo das 8 às 17h, com saída do portão principal; visita com acompanhamento de guias universitários, aos sábados e domingos das 10h às 14h, com saída do portão principal, junto ao estacionamento.
Todos os ônibus circulares passam pelo Jardim Botânico.


 

Direitos autorais reservados


Seu artigo será bem recebido em riototal@riototal.com.br


Direção
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br