Ano 12 - Semana 649



 ARQUIVO
 

      12 de setembro, 2009
---

Quinta da Boa Vista

Quinta da Boa Vista
 

Pertencente aos jesuítas entre 1567 e 1749, a área onde se encontra a Quinta da Boa Vista era formada por baixadas, lagoas e manguezais.

Em 1803, essas terras foram adquiridas pelo comerciante português Elias Antonio Lopes, q
ue ali construiu sua casa de campo, ficando conhecida como a "Quinta do Elias". Em 1808, Elias Lopes doou suas terras ao Príncipe Regente D. João VI, como manifestação de suas boas vindas à Corte, e esta recebeu sua atual denominação. A propriedade foi ampliada com a aquisição de terras vizinhas, sendo construído ali o Palácio de São Cristóvão, em 1816, para abrigar a família real. 

Quinta da Boa VistaDurante o reinado de D. Pedro I, foram construídos córregos e lagos, plantadas centenas de árvores, criado um viveiro e um horto botânico, com inúmeras espécies frutíferas. Em 1869, D. Pedro II encarregou o botânico e paisagista francês Auguste François Marie Glaziou da reformulação do seu traçado e paisagismo, que ornou o eixo central do jardim com uma alameda de Sapucaias, inaugurada em 1878. 

Residência da Família Real Portuguesa durante todo o Império, foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938 e conservada ainda hoje as características do projeto original do paisagista Auguste Glaziou e constitui-se em Unidade de Conservação Ambiental do Município.

Nos seus jardins de características românticas, com pontes, cascatas e lagos, destacam-se o Templo de Apolo, de arquitetura coríntia, o Mirante e a Gruta, o busto de Glaziou, as estátuas em bronze de D. Pedro II e D. Imperatriz Leopoldina, a escultura de mármore de Nicolina Pinto do Couto, um Pagode Japonês e o portão Monumental do Jardim Zoológico, réplica do portão da Sion House em Londres.

No Palácio Imperial de São Cristóvão, onde nasceram D. Pedro II, D. Maria da Glória, Rainha de Portugal e a Princesa Isabel, foram decididos os fatos mais importantes de nossa história: a Independência, a 1ª Constituição do Brasil, a Abdicação, a Abolição da Escravatura e a República. Atualmente o prédio abriga o Museu Nacional.

Na Quinta da Boa Vista, em sua área de 560.500 m², estão o Museu Nacional/UFRJ, o Jardim Zoológico e o Museu da Fauna. 

Quinta da Boa Vista






Localização: Bairro de São Cristóvão
Visitação: Diariamente, das 7h às 18h.
Há estação de trem, linhas de ônibus e estacionamentos.
Entrada franca.

 

Direitos autorais reservados





Direção
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br