Ano 12 - Semana 653



 ARQUIVO
 

       10 de outubro, 2009
---

Jardim Zoológico
 

Portão de entrada do Jardim ZoológicoO Jardim Zoológico do Rio de Janeiro é o mais antigo do Brasil. Atravessar o Parque da Quinta da Boa Vista, antiga residência da família imperial portuguesa, e entrar hoje, por seu portão de arcos e colunas - que foi oferecido como presente de casamento a D. Pedro I e à futura imperatriz Leopoldina por um nobre inglês - é transportar-se para o tempo de um outro país. Percorrer suas alamedas margeadas de palmeiras imperiais é como entrar nas páginas de um livro vivo de imagens e histórias de imperadores, princesas, escravos e todo tipo de gente comum que abriu os caminhos para construir através dos anos aquilo que somos.

Jardim ZoológicoO Zôo carioca oferece uma mistura única de história, fauna exuberante, ecologia e muito verde. Expor animais e tentar trazer para dentro da cidade um pouco da vida selvagem começa em nosso país, mais especificamente no Rio de Janeiro, em 16 de janeiro de 1888, quando o Barão de Drumond funda no Bairro de Vila Isabel o primeiro zoológico brasileiro. Uma área com riachos, lagos artificiais e uma extensa coleção de animais.

Jardim ZoológicoO passar dos anos entretanto, trouxe dificuldades financeiras, e manter os animais tornou-se muito difícil.
Para solucionar a situação, o Barão criou o "jogo do bicho", atraindo a atenção de visitantes e moradores do bairro e de outras partes da cidade, que faziam suas apostas pela manhã e retiravam o resultado à tarde. A idéia do Barão de Drumond acabou por transformar-se em uma marca no cotidiano da cidade, mas não foi suficiente para salvar o antigo zôo, que fechou suas portas na década de 40.Jardim Zoológico
Mas logo a cidade ganhou um novo zoológico, inaugurado no Parque da Quinta da Boa Vista, no histórico bairro de São Cristóvão, em 18 de março de 1945.  Uma das imagens mais marcantes é o imponente portão construído em sua entrada, que pode ser visto na paisagem de algumas telas pintadas durante o período imperial.  Vivendo períodos de glórias e dificuldades o Jardim Zoológico carioca chegou aos nossos dias, e em 1985, foi transformado na Fundação RIOZOO. 

Jardim Zoológico Com uma área de 138 mil metros quadrados, mais de 2.100 animais entre répteis, mamíferos e aves e cerca de 400 espécies; o zôo do Rio possui o maior plantel de primatas brasileiros e a maior coleção de aves expostas do país. No setor de fauna reproduzem-se espécies raras e ameaçadas de extinção como o urubu-rei, a ararajuba, mico leão dourado, a arara azul, a harpia, o jacaré-de-papo-amarelo e o  rinoceronte branco.

Jardim Zoológico - pinguinsO zoológico abriga ainda, animais "naufragados", tais como pingüins que chegam em nossas praias e, que depois de tratados retornam ao seu habitat ou integram-se ao plantel da Fundação. 

Há, também, um jovem elefante-marinho do sul, de 324 quilos, capturado em Búzios, que está espaçosamente instalado no lago.

Em fins de outubro/99 a Prefeitura do Rio reabriu o ZooAquarium, que fica numa caverna artificial projetada e construída em 1910 pelo paisagista Auguste Glaziou, a pedido do imperador D. Pedro II. A arquitetura rústica, que simula uma caverna calcária, foi preservada e o interior completamente reformado com materiais modernos. 
Dentro do aquário existem 50 espécies de peixe de várias regiões do Brasil e do exterior, distribuídas em 28 tanques de água doce.

Outras boas atrações do Zoológico são: a Casa Noturna que abriga animais de hábitos noturnos como morcegos, ouriços, preguiças reais e tatus; e Vivendo Aves, viveiro de 1200 m² onde o público pode entrar e ter contato mais próximo com diversas espécies de pássaros.


Bairro: São Cristóvão
Local de Referência: Entrada da Quinta da Boa Vista, pela Rua Catalão.
Horário: de terça a domingo - das 09h às 16h30min
Tel:
3878-4200
Preços: de terça a sexta - R$ 4,00; sábado, domingo e feriados - R$ 5,00
Gratuidade a crianças com menos de 1m, idosos a partir de 65 anos e deficientes físicos.
Visitas guiadas agendadas pelo tel. 2567-9732
Mini-Fazenda e Fauna Silvestre (geral), Zoo Bastidores e Zoo by Night.
Não é permitido entrar com bicicletas ou velocípedes.

 

Direitos autorais reservados

 



Você conhece algo interessante sobre o Rio?
Envie o texto que publicaremos.


Direção e Editoria
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br