Ano 12 - Semana 656



 ARQUIVO
 

      31 de outubro, 2009
---

Ipanema, cartão-postal do Rio


A musa da Bossa Nova, mais que qualquer garota, é a própria praia de Ipanema, que nas áureas décadas de 60 e 70 foi a praia mais em moda no Rio, ostentando este título até hoje. É uma praia urbana que tem uma faixa larga de areia fofa, com ondas relativamente fortes.
Ao longo da Avenida Vieira Souto fica a praia de Ipanema, entre o Arpoador - praia preferida dos surfistas nesta parte da Zona Sul - e o Jardim de Alá, ponto que demarca a divisão entre Ipanema e Leblon.

As ruas transversais da Av. Vieira Souto marcam pontos definidos na faixa de areia, pontos esses em que se concentram as mais diversas tribos.
Talvez o mais famoso ponto da praia de Ipanema seja o Posto 9, que fica em frente à Rua Vinícius de Moraes (antiga Montenegro). Era aí que uma garota de Ipanema banhava-se, levando o poeta e compositor Vinícius de Moraes a compor a célebre canção "Garota de Ipanema", admirado ao vê-la passar. 

Posto 9, em Ipanema


Em frente ao Country Clube, o fechadíssimo clube da alta sociedade carioca, entre as ruas Aníbal de Mendonça e Henrique Dumont, concentra-se a juventude de patricinhas e mauricinhos do Rio. 

Já em frente à Rua Farme de Amoedo fica a ala gay da praia de Ipanema.

Símbolo de música, pintura e boemia, a praia de Ipanema, com o Morro Dois Irmãos ao fundo, é uma das mais belas vistas do Rio.

Por todo o calçadão da orla de Ipanema existem chuveiros e sanitários, nos postos de salvamento. A praia é imprópria para banho em frente à rua Paul Redfern, próximo ao Jardim de Alá.

Em frente à praia de Ipanema ficam as ilhas das Palmas e Cagarras – locais propícios para mergulhos e caça submarina – além das ilhas Comprida, Rasa e Redonda.
Para chegar às ilhas podem ser alugados barcos na Marina da Glória, na Praça XV ou na Marina dos Pescadores, na Urca. 


O calçadão é margeado por uma extensa ciclovia, que vai do Leblon (no início da Av. Niemeyer) até o Aterro do Flamengo. Quiosques vendem as mais diversas comidas e bebidas, mas o básico é a água de coco e o sanduíche natural. Aí o carioca bate ponto caminhando, bicicletando e apreciando o pôr-do-sol.
Aos domingos a Av.Vieira Souto fica fechada para o trânsito de carros, das 8h às 18h.

Calçadão de Ipanema, passeio obrigatório

Depois da praia, o chopinho gelado é a melhor pedida, seja no começo do Arpoador ou no tradicional Garota de Ipanema (esquina das ruas Vinícius de Moraes e Prudente de Moraes).

O pôr-do-sol é indescritível e já foi tema de várias crônicas. É comum os banhistas baterem palmas a este cenário. Segundo Zuenir Ventura, o costume começou com  o jornalista Carlos Leonam que ao presenciar o espetáculo, exclamou: "Essa tarde merece uma salva de palmas!" 'Imediatamente, o grupo em que estava na altura do Posto 9 - Glauber Rocha, Jô Soares, João Saldanha, entre outros - deu início aos aplausos. Depois, o publicitário Roberto Duailib consagrou a cena, recriando-a num comercial de bronzeador para a televisão. A cidade que, segundo Nelson Rodrigues, vaiava até minuto de silêncio era capaz, também, de aplaudir o entardecer.'

Para quem gosta de compras as melhores lojas e boutiques ficam na Rua Visconde de Pirajá, principalmente entre Aníbal de Mendonça e Farme de Amoedo.

Nas redondezas da Praça N. Sa. da Paz - a mais bonita praça de Ipanema - há bons restaurantes e, em frente à  Praça General Osório, na Rua Teixeira de Melo, ficam os mais simpáticos bares do bairro.

A Praça General Osório abriga a tradicional Feira de Artesanato (original Hippie) de Ipanema nos fins de semana, com bugigangas que remontam aos áureos anos psicodélicos, além de produtos para estrangeiros, como pedras brasileiras e camisetas coloridas. 
Na Praça General Osório, em Ipanema, está o Chafariz das Saracuras. A obra foi esculpida por Mestre Valentim em 1795 e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1938.
Nesta praça é que se concentra e sai a Banda de Ipanema, na época de carnaval.


Em suma, Ipanema é uma festa o ano inteiro.



Ipanema vista do Arpoador - foto de José Conde da Rocha
Praia de Ipanema vista da Pedra do Arpoador

 

Direitos autorais reservados



Você conhece algo interessante sobre o Rio?
Envie o texto que publicaremos.


Direção e Editoria
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br