Ano 13 - Semana 683



 ARQUIVO

 

        08 de maio, 2010
---

Museu Carmem Miranda
 

Museu Carmen Miranda

Criado em 1956, por decreto do Governador Negrão de Lima, então governador do Distrito Federal, e inaugurado somente em 1976, o Museu Carmem Miranda está localizado no Parque do Flamengo (Parque Brigadeiro Eduardo Gomes), num prédio circular de 22 metros de diâmetro, uma construção projetada pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy.

Foto: Secretaria de Estado de Cultura

O Museu possui mais de 3.000 peças da artista em exposição permanente, com destaque para os trajes sociais e de shows, incluindo o traje de sua estréia na Broadway e o do dia em que deixou sua marca na “Calçada da Fama”.
A maioria dos objetos foi doada por sua família, tais como: bijuterias, sapatos, roupas, documentos, fotografias, medalhas, santinhos, troféus, objetos decorativos, adereços de palco, material de propaganda, retratos e caricaturas, desenhos, contratos, roteiros, discos, partituras manuscritas e impressas.
 

Foto: Secretaria de Estado de Cultura Foto: Secretaria de Estado de Cultura


Um dos principais ícones brasileiros, Maria do Carmo Miranda da Cunha nasceu em Portugal. Veio para o Brasil ainda criança, e foi aqui que começou a se transformar no fenômeno que tomaria conta dos Estados Unidos, onde morreu, aos 46 anos. Trazida ao Brasil, foi velada na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Em pouco mais de15 anos, a Pequena Notável - apelido dado por César Ladeira, da Rádio Nacional – gravou quase 300 músicas em mais de 140 discos, além de 14 filmes e milhares de shows, sobretudo no Brasil e nos Estados Unidos, onde era conhecida como "Brazilian Bombshell".

O Museu possui biblioteca especializada, orientação a pesquisadores, vídeo, audiovisual, serviços educativos e visitas guiadas (para grupos de no máximo 30 pessoas).

Para escolas, associações e grupos em geral, deve-se fazer solicitação prévia.




Visitação:
3ª a 6ª feira, das 11h às 17h
Sáb., dom. e feriados, das 13h às 17h

Estrada franca.

Endereço:
Praia do Flamengo, em frente ao no
560 da Av. Rui Barbosa.
Tel: 2334-4293

 



Você conhece algo interessante sobre o Rio?
Envie o texto que publicaremos.


Direção e Editoria
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br