Ano 13 - Semana 673



 ARQUIVO
Pontos Turísticos



 

      27 de fevereiro, 2010
---


O Rio de Janeiro, com sua paisagem contrastante de mar e montanhas, muito céu e muito sol, fornece uma enorme variedade de esporte e lazer aos cariocas, que com seu estilo desinibido e alegre, aproveita-os em todas as ocasiões, uma vez que até a ida para o trabalho pode se transformar em diversão.

Iluminadas, as praias desde Copacabana até o início da Barra da Tijuca, são o refresco dos cariocas notívagos, que não têm hora para tomar banho de mar, namorar, jogar vôlei, futevôlei, futebol de praia, frescobol, praticar mergulhos e outras atividades.
A polícia e os salva-vidas fazem ronda contínua nas praias, para garantir a segurança dos banhistas e desportistas.

VÔLEI
É o esporte mais praticado nas praias do Rio. A disputa por uma rede é tão grande, que é necessário marcar seu espaço com antecedência.
Os melhores atletas desta modalidade estão sempre jogando na praia, assim como os astros da TV.
É conveniente usar boné e protetor solar, pois a animação faz perder a noção da hora.

COOPER 
Sol brilhante, calçadão convidativo, e logo cedinho pelas calçadas das praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, qualquer pessoa poderá correr junto com outros que querem ficar esbeltos e de bom humor pelo resto do dia. 
Pela pista Cláudio Coutinho, entre as árvores da encosta do morro da Urca, junto à praia Vermelha, indo para o Pão de Açúcar, avista-se uma paisagem deslumbrante.
A segurança é garantida pelo Exército. 
Outra opção é à volta da Lagoa Rodrigo de Freitas, com seus inúmeros quiosques.

FUTEBOL
futebol
Para completar o dia, os que gostam de futebol encontrarão nas areias os que gostam mesmo de correr atrás da bola. Se preferir, no Aterro do Flamengo, você poderá jogar uma pelada nos inúmeros campinhos do parque.
Toda essa programação não custa nada e deixa os cariocas ou visitantes surpreendentemente bem dispostos, achando o Rio de Janeiro cada vez mais lindo sem falar da amabilidade que a gente encontra em qualquer pedido de informação ou mesmo em qualquer dificuldade.   


BICICLETA 
bicicletaA ciclovia  mais tradicional é a que fica ao redor da Lagoa Rodrigo de Freitas. 
A mais freqüentada vai do Leme à Barra da Tijuca, pela orla marítima.

FUTEVÔLEI
Atualmente é um dos esportes favoritos nas praias do Rio. Esse esporte é uma mistura de futebol com vôlei, na qual os jogadores arremessam a bola com os pés, a cabeça e o peito, para que ela ultrapasse a rede. De repente, a gente encontra com dois craques conhecidos, Romário e Edmundo que adoram essa modalidade de esporte e podem ser vistos jogando na praia de Ipanema ou na Barra da Tijuca. A qualquer hora do dia encontramos cariocas sempre dispostos a praticar futevôlei, sempre tem uma turma querendo a mesma coisa.

SURFE
Atletas de quase todas as idades praticam esse esporte. O surfe teve origem na ilha de Uros, no Peru, onde há 450 anos os peruanos usavam balsas feitas de totora, um tipo de palha, para deslizar pelo mar. No começo do século XX surgiram as pranchas feitas em peroba, no Havaí, onde aconteceu o Primeiro Torneio Internacional de Surfe em 1953.
No Rio de Janeiro, o surfe teve início na praia de Ipanema, nos anos 60, com grandes pranchões. Devagar, o esporte começou a ficar mais popular. Hoje é praticado intensamente nas praias do Arpoador, do Leme, de Copacabana, de Ipanema (Posto 10), Barra da Tijuca (ondas de até 2m) e principalmente no Recreio, Prainha (a melhor) e Grumari.
 

ASA-DELTA
As saídas são da Pedra Bonita, ao lado da Pedra da Gávea, sendo a Praia do Pepino, em São Conrado, a pista de pouso de asas-delta.
O melhor lugar para apreciá-las é no mirante das Canoas ou na praia de São Conrado;  e é comum os pilotos oferecerem carona nos vôos duplos.

ULTRALEVE
Os passeios são, principalmente, entre a Barra da Tijuca e Ipanema. 
As saídas são do Aeroclube de Jacarepaguá e do Recreio dos Bandeirantes. 

PASSEIO MARÍTIMO
Nos sábados, domingos, e segundas, de cada mês, a Marinha oferece passeio marítimo em volta das ilhas Fiscal, das Enxadas e das Cobras. Um guia profissional vai fazendo pequeno histórico sobre as ilhas e também a história dos navios atracados no local.
O passeio é feito saindo do Espaço Cultural da Marinha, situado na Avenida Alfredo Agache, s/n°, ao lado da Maternidade Praça XV, e é necessário adquirir senha, que são obtidas (200 por passeio). São feitas cinco saídas por dia.
Não precisa preocupar-se com estacionamento porque tem gratuito no 1° Distrito Naval, entrando pela Praça Barão de Ladário.
 

Direitos autorais reservados



Você conhece algo interessante sobre o Rio?
Envie o texto que publicaremos.


Direção e Editoria
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br