Ano 14 - Semana 702



 ARQUIVO dos
Pontos Turísticos e Históricos
 


Invista em cultura!



 

     18 de setembro, 2010
---

Jogos de Atrativos

Jorge Mitidieri


- Tudo o que atrai o interesse e atenção do turista é um atrativo.
- Quanto maior a diversidade de atrativos presentes em uma cidade, maior será o seu potencial turístico.
- O  Rio de Janeiro é pródigo em Atrativos Turísticos.

Jogos de Atrativos pretende resgatar nossa história, onde são apresentadas algumas perguntas.  As respostas estão em link anexo.
 

JOGOS DE ATRATIVOS

1) A Rua Primeiro de março (Rua Direita), foi o eixo coordenador da cidade durante o período Colonial e o Império. No século XIX, seu sucesso foi partilhado com a Rua do Ouvidor, a rua da moda, dos cafés, e dos restaurantes. No século XX, o poder urbano passou para a Av. Rio Branco (Avenida Central). Hoje ela é um símbolo do que foi o Rio de Janeiro na Belle Epoque, que resultou em uma grande reforma pela qual a cidade passou quando foi construída e se constituiu no novo cenário da elegância.

Avenida Rio BrancoPergunta: Em que data foi inaugurada a Avenida Rio Branco?
                 12 de novembro de .......
     a) 1910
     b) 1924
     c) 1911
     d) 1943


2) O chamado Prefeito Bota Abaixo, e que hoje temos seu busto na frente da Igreja da Candelária, em frente à Avenida, foi quem idealizou essa reforma urbana chamada, popularmente, Bota-Abaixo.

Igreja da CandeláriaPergunta: Como se chamou esse prefeito?
    a) Conde da Cunha
    b) Pinto de Alpoim
    c) Pereira Passos
    d) Conde de Bobadela


3) A reforma urbana visava o combate às epidemias que assolavam a cidade, que era cheia de vielas, becos estreitos e de pouca ventilação com seus porões escuros, em uma cidade cheia de pântanos e sombreada por morros.
A Avenida Central, nos primeiros tempos, era a de um “boulevard” francês, com canteiros centrais, plantados com pau-brasil, prédios em estilo eclético, exuberantemente trabalhado. Hoje, poucos prédios sobreviveram.

Pergunta: Alguns desta lista sobreviveram até hoje. Quais são?
   a) Caixa de Amortização
   b) Companhia Docas de Santos (Fundação Pró-Memória)Avenida Central
   c) Clube Naval
   d) Casa Simpatia
   e) Museu Nacional de Belas Artes
   f) Theatro Municipal
   g) Hotel Avenida
   h) Biblioteca Nacional
   i) Justiça Federal
   j) Palácio do Monroe


4) Um monumento que marcou a comemoração da conclusão das obras da Avenida serviu para que, após a vitória obtida na revolução de 3 de outubro de 1930 - que marcou o fim da República Velha - gaúchos liderados pelo General Flores da Cunha cumpriram a promessa feita e amarraram seus cavalos ao monumento, um dos símbolos, na época, da Capital Federal.

Pergunta: Que monumento era esse?
   a) Monumento ao Marechal Floriano Peixoto
   b) Biblioteca Nacional
   c) Obelisco


5) O nascimento da Cinelândia está profundamente ligado à construção da Avenida Rio Branco, ao processo de reforma da Avenida e a reforma urbana que levaram à demolição do Convento da Ajuda projeto do Brigadeiro José Fernandes Pinto Alpoim, demolido em 1911 e que ocupava todo o quarteirão. A partir de 1920, surgiram as primeiras construções em concreto armado. Por iniciativa de um grande empresário foram erguidos, quase que simultaneamente, quatro arranha-céus nessa grande área; são os edifícios Odeon, Capitólio, Glória e Império. O Odeon, inaugurado em 1925, possuía, no andar térreo, assim como os outros edifícios, instalações para cinemas, fato que gerou o nome popular de Cinelândia.

Cine OdeonPergunta: Sabe o nome desse grande empresário? Marque.
    a) Gustavo Capanema
    b) Odilon Braga
    c) Francisco Serrador
    d) Marco Cine Augusto


 

Veja, aqui, as respostas  de  "Informações de Bolso" , espécie de pequeno dicionário sobre Atrativos do Rio de Janeiro, ofertados por Jorge Mitidieri.

 

j.mitidieri@terra.com.br
professor e agente de turismo
 



Você conhece algo interessante sobre o Rio?
Envie o texto que publicaremos.


Direção e Editoria
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br