Ano 12 - Semana 634

 

 Visite, também, o
Museu do Outeiro da Glória.

 

    30 de maio, 2009
---

 Imperial Irmandade de
Nossa Senhora da Glória do Outeiro

Nossa Senhora da Glória do Outeiro, riototal


Localizado numa pequena elevação, tem como vista principal o espelho dágua da Baía da Guanabara, com seu contorno desde o Pão de Açúcar, a entrada da baía, sua margem com o perfil de Niterói, até, ao longe, a Serra do Mar; grande parte do centro comercial do Rio, com a massa compacta e desordenada das edificações; as fraldas do Morro de Santa Teresa, o Aterro do Flamengo, com o Museu de Arte Moderna, o Monumento aos Expedicionários e os jardins do Parque do Flamengo.

Sua construção teve início em 1714 e término em 1738. Tem como marcante característica arquitetônica o fato de possuir uma rara planta de dois octógonos.

Os 8 mil azulejos da Igreja da Glória do Outeiro, datados de 1743, são atribuídos ao mestre ceramista Valentim de Almeida, expoente do período do Barroco. Os azulejos formam 61 painéis historiados, que substituem a talha como ornamentação e decoram a sacristia, a nave, o altar-mor e o coro da Igreja.
 

Nossa Senhora da Glória do Outeiro, riototal


O conjunto impressiona pela sobriedade. Os painéis apresentam desenho monocromático  azul sobre fundo branco. Os da nave e do altar-mor foram executados  entre 1735 e 1740 e retratam cenas inspiradas no Cântico dos Cânticos,  do Antigo Testamento, uma temática bastante comum na azulejaria  portuguesa. São cenas pastoris que têm como figura central a apaixonada  Sulamita, rodeada de suas companheiras e um anjo, tocando instrumentos  ou construindo guirlanda de flores, num cenário de jardins. Nos  painéis de azulejos do coro, executados entre 1740 e 1745, aparecem  personagens do Antigo Testamento, como Judas, Feres, Isaac, Aminabad,  Aram e Naazan, em um cenário de paisagens. Na Sacristia há uma barra  de azulejos com cenas profanas de caça ao javali.
Nossa Senhora da Glória do Outeiro, riototal
Na parte detrás da igreja existe o Museu Imperial com um acervo de quase mil peças sacras e ouriveria catalogadas.

Todo terceiro domingo do mês, às 11h, o Coro Gregoriano do Rio de Janeiro se apresenta durante a missa.

 

Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro
Ladeira da Glória 135-Glória
Rio de Janeiro-RJ
(21) 2225 2869, 2557-4600
Visitas:
9h às 12h  e  13h às 17h  (de terça a sexta)
9h às 12h (sábados e domingos)

 



Você conhece algo interessante sobre o Rio?
Envie o texto que publicaremos.


Direção e Editoria
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br