Ano 16 - Semana 797

 

 ARQUIVO dos
Pontos Turísticos
e Históricos
 


Invista em cultura!

         27 de julho, 2012
---

Vista Chinesa

Famosa por ter um mirante com uma maravilhosa vista da cidade do Rio de Janeiro, que inclui o Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Pão de Açúcar e as praias da Zona Sul, a Vista Chinesa é um dos maiores pontos turísticos do Rio de Janeiro. A construção em estilo oriental fica a 380 metros de altura e está localizada na Floresta da Tijuca, parte integrante do Parque Nacional da Tijuca. É considerada o maior monumento em homenagem a um país oriental de toda a América Latina e ganhou um prêmio na China como melhor portal chinês fora do país.

O monumento é frequentado por um grande número de pessoas, dentre elas turistas e atletas que praticam esportes radicais como mountain bike.

A Vista Chinesa tem esse nome por ser uma homenagem à presença chinesa no Brasil, que se iniciou em meados do século XIX com a vinda dos primeiros agricultores chineses para a cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de cultivar chá. Entretanto, mostrando-se essa uma empresa falida, muitos foram deslocados posteriormente para outras ocupações. Foi o que aconteceu com os trabalhadores que foram utilizados na construção da estrada que liga o Jardim Botânico ao Alto da Boa Vista, inicialmente uma estrada carroçável. Essa região apresenta, portanto, grande presença chinesa, iniciada com a vinda de plantadores do chá na época de Dom João VI e que se espalharam pelas fraldas da Tijuca.

Em 1844, um mapa da área registrava uma edificação denominada "Casa dos Chinas". Daí, provavelmente, explica-se por que o prefeito Pereira Passos, em 1903 - com projeto do arquiteto Luis Rei - edificou, em argamassa copiando o bambu, às margens dessa estrada, o pavilhão da Vista Chinesa.

Sua arquitetura apresenta a estrutura de um templo com características orientais; um pagode chinês, hexagonal, feito com troncos semelhantes aos do bambu e em cujas colunas, dos dois estágios, encontram-se gárgulas com formato de cabeça de dragão nas extremidades superiores.

Mais acima, na mesma Estrada da Vista Chinesa, um local preparado para servir como ponto de repouso nos frequentes passeios da família imperial ganhou o nome de Mesa do Imperador.

 

Estrada da Vista Chinesa, 789 - Alto da Boa Vista Rio de Janeiro - RJ
(0xx) 21 2492-2252
Como chegar: Acesso pelo bairro do Jardim Botânico (seguir pela R. Rua Pacheco Leão acompanhando as placas indicativas para o Parque Nacional da Floresta da Tijuca)

 

 

Fotos de Wilian Cesar Aguiar
Direitos reservados

 



Você conhece algo interessante sobre o Rio?
Envie o texto que publicaremos.


Direção e Editoria
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br