Ano 8 - Semana 439


Busca deCEP

Linhas de ônibus


 

27 de agosto, 2005
---

Jorge Mitidieri

O primeiro Teatro


O primeiro Teatro existente no Rio de Janeiro foi a Ópera dos Vivos do Padre Ventura na antiga rua do Fogo (hoje Rua dos Andradas) que tinha esse nome por atravessar a chácara do Fogo, onde funcionava uma pedreira e lá se guardavam explosivos, onde se fabricavam também, fogos de artifício, daí o nome rua do Fogo.

O segundo Teatro foi a Casa da Ópera, onde ao lado deste existiu a Casa do Sal, feio e pesado casarão, que fora construído para armazenar o Sal.

Já que falamos de Teatros, temos algumas coisas para dizer:

A primeira peça teatral representada no Rio, foi em 1584 “Auto de São Sebastião”, tendo como atores jesuítas e estudantes, em um teatro armado na porta da Igreja da Misericórdia (N.S. Bonsucesso).

O Teatro João Caetano –1813 -, chamava-se, inicialmente Real Teatro de São João, mais tarde São Pedro de Alcântara, Constitucional Fluminense e depois João Caetano.

O Teatro Pedro II era o lírico da época republicana, famoso mundialmente pela sua perfeita acústica. Nele representaram Caruso, Adelina Patti, Novelli, Sarah Bernardt, Tetrazini e outros famosos.

O Teatro Carlos Gomes foi inaugurado como cassino Franco-Brasileiro, mais tarde Teatro Santana, em 1/2/1872, teatro diretamente ligado à Política, apresentou a peça Deus lhe Pague escrita por Juracy Camargo.


Ao dramaturgo Nelson Rodrigues, isso em 1938, devemos o rompimento de convenções de linguagens e tabus sexuais com as peças “Mulher Sem pecado e Vestido de Noiva”-

Um dos mais curiosos teatros foi inaugurado em 1964, em uma sobreloja da Rua Barata Ribeiro 810, o ARENA CLUBE DE ARTE, de Clorys Daly e Cláudio Ferreira, artistas de teatro amador que reuniram em uma pequena sala, arte, música suave, bar, em um ambiente acolhedor. Possuía platéia, com cerca de doze mesas em torno das quais existiam 60 lugares, sem cobrança de entrada, somente as despesas. Apresentava peças de alto valor artístico de preferência autores nacionais.

O Teatro Lucinda, situado na Rua Pedro I, que estreou o primeiro aparelho cinematográfico no Brasil e os primeiros filmes.

 

Do livro Contos e Contos,
 de Jorge Mitidieri,
professor e agente de turismo
jmvrlm@gbl.com.br



Seu artigo será bem recebido em riototal@riototal.com.br


Direção
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br