Ano 16 - Semana 835

 

 ARQUIVO dos
Pontos Turísticos
e Históricos

Síntese geográfica da Cidade do Rio de Janeiro


Hino da Cidade

Mapa do Estado do
Rio de Janeiro




Invista em cultura!

           12 de abril, 2013
---

Confeitaria Colombo

Patrimônio Histórico e Artístico da cidade, não se pode contar a história da Confeitaria Colombo sem associá-la à história urbana do Rio de Janeiro.


A decoração do salão principal, em detalhes art nouveau, é mantida em perfeito estado desde sua criação.

Ao todo são quatro andares com três amplos salões decorados com oito espelhos bisotados emoldurados em jacarandá. Os espelhos, pesando 1.500Kg cada, foram trazidos em navio da Bélgica. As bancadas são em mármore italiano e o mobiliário é sofisticado. Cinco cristaleiras servem de expositores de doces e tortas, além de louças do princípio do século e taças de cristal bordadas a ouro. A clarabóia em mosaicos coloridos ilumina todo o restaurante com luz natural.


No Bar Jardim, parece que o tempo parou. Dá gosto fazer um lanche sobre as charmosas mesinhas do início do século passado.
Música ambiente, garçons atenciosos e um cardápio simplesmente fantástico. O cenário perfeito para o seu lanche ficar mais delicioso ainda.


Bar Jardim


Espaço Memória
Em seus espaços grandiosos reluzem espelhos belgas e imperam o belíssimo mobiliário em jacarandá e as bancadas de mármore italiano. São mais de cem anos de história. Fundada em 1893, a Colombo, símbolo máximo da belle époque da cidade, faz parte do roteiro turístico do Rio de Janeiro.

Mas não são apenas os grandes salões, palco de recepções a visitantes ilustres como o rei Alberto da Bélgica, em 1920, a rainha Elizabeth da Inglaterra, em 1968, ou mesmo políticos, escritores e artistas, que marcaram a história.


Espaço Memória


Baixelas de prata portuguesa, louças da Cia Vista Alegre, mais de 500 cardápios antigos, fotos e embalagens de produtos comercializados pela Confeitaria no século passado fazem parte do belíssimo acervo, exposto no Espaço Memória. Criado em 2002, o Espaço pode ser reservado para eventos com até 30 pessoas.

 


Espaço Bilac


Algumas delícias que há mais de 100 anos adoçam a vida dos clientes:
- Biscoito Leque (gaufrettes): Biscoito artesanal para lanches e gelados fabricado desde 1920 pela Colombo, com receita própria.
- Petit Four: O único biscoito que não usa farinha em sua massa. A base é castanha de caju. Receita própria da década de 20.
- Rivadávia: Discos de pão-de-ló recheados com doce de leite, cobertura de fondant. Desde 1930, dizem que o bolo foi feito em homenagem à Rivadávia Corrêa.
- Casadinhos: Biscoitos tradicionais recheados com doce de leite, baba de moça, goiabada e damasco. Famoso por acompanhar o tradicional Chá das 5.
- Sorvete Cup Fio de Ouro: A decoração do sorvete são fios de ovos fabricados na própria Confeitaria.
- Pingo de Tocha, Pastel de Nata, Trouxinha de Ovos e muitos outros.

 

Antigos sanduíches que pararam de ser produzidos no período de 1992 a 1999 e, a pedidos do público, voltaram a ser fabricados e continuam sendo sucesso, fizeram com que fosse comprada uma máquina importada que fatia o pão de forma o mais fino possível.

Pão Vienense: Receita trazida por um confeiteiro austríaco que trabalhava na Confeitaria na década de 40.
Pão Blumenau: Receita incorporada à Confeitaria por um empregado que acabou se tornando um dos proprietários da casa.
Camarão Recheado: Carro chefe da Confeitaria Colombo entre os pratos salgados. Foi criado aproximadamente em 1910.
Maravilha de Camarão: Salgado fino, motivo de brincadeira já há muitos anos. No 1º de abril, a Confeitaria fabricava maravilhas falsas recheadas com algodão e vendia para seus clientes brincarem com o pessoal do escritório ou em casa.
Famoso Bolinho de Bacalhau: Até hoje é feito com o melhor bacalhau, o Imperial Norueguês 8×10.
Pastel de Carne: Líder de vendas nos balcões.
Torrada Petrópolis: Famosa desde o início do século passado.


Localizado no segundo andar da Confeitaria Colombo, o Restaurante Cristóvão atende aos mais exigentes paladares. Assim como o descobridor das Américas, a inspiração para o cardápio vem do além-mar, integrando as culinárias portuguesa e espanhola.


Restaurante Cristóvão


A tradição Colombo com vista para o mar
Localizado em pleno Forte de Copacabana, o Café do Forte fica de frente para um dos mais belos cartões-postais da cidade, a Praia de Copacabana.
O cenário perfeito para tornar seu lanche ainda mais especial. Além dos tradicionais doces, salgados e waffles, o cardápio conta ainda com saladas, sanduíches e massas.
Há serviço de café da manhã, almoço e chá da tarde. De segunda à sexta (exceto feriados) o Café do Forte oferece também um menu especial de almoço à la carte.
Mais perfeita tradução da qualidade e sofisticação Colombo, o Café do Forte tem muito orgulho de integrar o roteiro turístico da Cidade Maravilhosa.


Café do Forte

 

Veja algumas das receitas originais da Confeitaria Colombo, na seção Boca Boa.

 



Confeitaria Colombo
     Rua Gonçalves Dias, 32 / Centro - Rio de Janeiro
     Tel: (21) 2505-1500
Colombo do Forte de Copacabana
    Praça Cel Eugênio Franco nº 1, Posto 6 Copacabana-RJ
    Tel: (21) 3201-4049 / (21) 3201-4060

 

 



Você conhece algo interessante sobre o Rio?
Envie o texto que publicaremos.


Direção e Editoria
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br