Ano 12 - Semana 600


Pontos Turísticos

 

Atualizado em 26/09/2008
---

JOCKEY CLUB Brasileiro


O Jockey Club Brasileiro foi fundado em 16 de julho de 1868 por um grupo de cidadãos interessados em corridas de cavalos, entre os quais o conde de Herzberg, o Major Suckow, Costa Ferraz, Henrique Possolo... Em 6 de março de 1885 surgiu o "Derby Club", tendo na sua presidência o Dr. Paulo de Frontin. Foi instalado numa grande área onde, hoje, se situa o Estádio Mário Filho, o Maracanã.

O Derby Club funcionou 47 anos quando se fundiu com o Jockey Club, para surgir o atual JOCKEY CLUB BRASILEIRO em 1932, tendo seu prado localizado na Gávea. A sua primeira diretoria teve como Presidente, Dr. Lineo de Paula Machado.

No dia 11 de julho de 1926 foi inaugurado o Hipódromo Brasileiro, hoje conhecido como Hipódromo da Gávea. Em 1933, a 6 de agosto, foi realizado o primeiro Grande Prêmio Brasil, com dotação de 300 contos de réis, tendo sido vencedor o cavalo "Mossoró", que segundo se fala quase foi levado no colo pela multidão, que presente ao hipódromo vibrava com a vitória do Tordilho. Concomitantemente foi instituido o Sweepstake, a famosa loteria, que tanto sucesso havia alcançado na Europa.

Hoje o Jockey Club Brasileiro realiza as suas corridas às segundas-feiras à noite a partir das 18:30h, às sextas à tarde a partir das 16:30h e aos sábados e domingos a partir das 14 horas, tendo sempre uma prova clássica, onde se apresentam os melhores cavalos.

De todos os Grandes Prêmios realizados nos diversos hipódromos brasileiros, o Grande Prêmio Brasil, marcado para o mês de agosto - um dos mais importantes empreendimentos de Linneo de Paula Machado - tornou-se a prova de maior expressão do turfe nacional, além de ser conhecida mundialmente.
Em dia de sua realização, o Hipódromo da Gávea recebe mais de 50.000 pessoas.
A corrida de 6 de Agosto de 1933 superou todas as expectativas. Na ocasião, o Hipódromo acolheu um público que nunca tivera um espetáculo social-esportivo na cidade.
A princípio em 3.000 metros, teve em 1972, o percurso encurtado para 2.400 metros.

O Hipódromo da Gávea tem duas pistas de areia de 2.036 e 1.736 metros, e capacidade de 44 mil pessoas.
Dentro do espaço tem bar e restaurante com ar condicionado onde oferecem almoço e jantar, com vista para as pistas de corrida, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Cristo Redentor.
 


Localização: Praça Santos Dumont,31 - Gávea.
Tel.: (021)2512-9988.

O estacionamento é interno e fica na Rua Jardim Botânico, em frente à entrada do Jardim Botânico.



Seu artigo será bem recebido em riototal@riototal.com.br


Direção
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br