Ano 11 - Semana 566


Cálcio
De acordo com o presi-dente da ABRAN, para evi-tar e prevenir osteoporo-se, osteomalácia e raqui-tismo, o consumo de alimentos ricos em cálcio, como peixes, espinafre, agrião, brócolis, couve e outros vegetais de folha-gem verde escura é fundamental.

 


 

 

   02 de fevereiro, 2008
 

Prótese de quadril falha
 

Existem carros que saem com peças inadequadas e isso só se revela posteriormente, com o uso da máquina. As fábricas chamam os proprietários pelos jornais, para substituir a peça e isso tem o nome de recall.

O mesmo está acontecendo com uma prótese produzida pela 3M Capital, na Inglaterra, que criou, em 1991, uma prótese mais barata, a qual passou a ser empregada pelo Serviço Nacional de Saúde.

Foram feitas 4.700 implantes de agosto/91 a março/97, que corresponde a 2% das 250.000 próteses implantadas na Inglaterra, nesse período. Essas próteses da 3M tiveram 21% de quebras, em 5 anos, ou seja 4 vezes mais do que o esperado com outras próteses.

Foi na Inglaterra que o Prof. Charnley inventou a prótese que se aplicada numa pessoa de 60 anos, tem uma sobrevida de 90% nos casos de 10 anos de uso; 70% nos de 20 anos e 50% nos de 30 anos.

Novas próteses surgem no mercado (só na Inglaterra há 60 marcas) para atender às pessoas mais jovens que, por diversas razões, precisam fazer uma artroplastia, e precisam ser aperfeiçoadas, pois o organismo tem reações celulares às pequenas partículas que são liberadas pelo encaixe plástico (polietileno) ou pelas partículas de metal ou do próprio cimento ortopédico que foi usado para fixação. Todos esses produtos causam reação óssea tipo osteoporose, que deixa a prótese frouxa, causa dores ou quebra o osso. Todo esse desgaste pode ser assintomático.

Será que no Brasil existe alguém com essa prótese? Na Inglaterra, o contato telefônico para fazer uma nova operação e trocar a prótese é: 0800.665.544.

Fonte: RAM

 

 


 


Direção
IRENE SERRA
irene@riototalcombr