Ano 9 - Semana 451
 

 
   
ARQUIVO

 

CREMERJ
Praia de Botafogo, 228 Botafogo - CEP: 22359900 Telefone: (21)
2559-0018, 2559-3899
E-mail:
www.cremerj.com.br/



CRO-RJ
R. Araújo Porto Alegre 70, 4º e 5 andar
Castelo - CEP: 20030015
Tel: (21) 2533-7173
www.cro-rj.org.br

 


 

    19 de novembro, 2005
 

Dormir é fundamental para o Aprendizado


Os gregos temiam Morfeu, o deus dos sonhos, porque acreditavam que toda noite, ao adormecer, a divindade poderia atormentá-los enviando pesadelos aterrorizantes. A ciência, porém, está conseguindo provar que o sono é um bom professor. Ele organiza as idéias, ensina a mente a resolver problemas e nos faz aprender o que toda a concentração de um dia inteiro de vigília é incapaz de conseguir.

"Enquanto dormimos, nosso cérebro conecta dados que acabou de guardar com outros acumulados no decorrer dos anos", afirmou o neurologista Robert Stickgold, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. "Com essa rede de informações somos capazes de achar desfecho para situações que, quando estamos acordados, parecem problemas insolúveis. O sono expande os caminhos para a comunicação entre as regiões do cérebro.

Trocando em miúdos, Stickgold quer dizer que virar a noite estudando é uma tremenda besteira. Todo esforço se transforma em desperdício se as horas debruçado sobre os livros não forem seguidas de uma boa e longa noite de sono. Durante o período noturno de repouso, o conhecimento adquirido no decorrer do dia é revisto pelo cérebro e armazenado na forma de memória permanente. Portanto, só aprende quem dorme bem.

 


 


    Direção
    IRENE SERRA
     irene@riototal.com.br