Ano 9 - Semana 445

 
   
ARQUIVO

 



 Dados da OMS revelam que 17 milhões de pes-soas morrem a cada ano vítimas de doenças cardio-vasculares.

Isso ocorre devido a fatores, como: má ali-mentação, excesso de fu-mo e alto nível de estresse, que podem de-sencadear hipertensão e colesterol elevado e levar a problemas mais sérios, como o infarto agudo do miocárdio e o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

 

     08 de outubro, 2005
 

Úlcera de Estômago e Duodeno

A bactéria Helicobacter - e não o estresse -  é a responsável pelas úlceras do estômago e do duodeno, assim como pela gastrite.

Os cientistas australianos Barry J. Marshall e J. Robin Warren são os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina 2005 por terem desvendado o mistério sobre as úlceras. Eles conseguiram isolar a bactéria no estômago quando o mundo científico praticamente não acreditava na possibilidade de a Helicobacter se colonizar nesse habitat.

Com essa descoberta, hoje é possível curar mais de 90% dos casos de úlcera, o que há bem pouco tempo não era possível. Até então, a úlcera era tratada com antibióticos.
 
Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que 50% da população mundial sofre de úlcera. No Brasil, a porcentagem é de 60% a 70%.

 


 


    Direção
    IRENE SERRA
     irene@riototal.com.br