Ano 9 - Semana 445

 
   
ARQUIVO




CREMERJ
Praia de Botafogo, 228 Botafogo - CEP: 22359900 Tel: (21) 2559-0018
E-mail:
www.cremerj.com.br/


CRO-RJ
R. Araújo Porto Alegre 70, 4º e 5 andar
Castelo - CEP: 20030015
Tel: (21) 2533-7173
www.cro-rj.org.br.





Se você é da área médica e quer publicar algum artigo, venha fazer parte da nossa equipe.
 

 

    08 de outubro, 2005
 

Florais de Bach


 

Maria Aparecida das Neves

Os Florais de Bach – 38 essências de plantas e florais criadas pelo médico inglês Edward Bach, na década de 30 – podem ajudar qualquer pessoa a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia para garantir um corpo saudável. Eles têm ainda outras vantagens: são naturais e não têm contra indicação.

O bacteriologista e pesquisador inglês Edward Bach identificou 38 estados negativos da mente como medo, incerteza, solidão e desalento, entre outros. Para cada estado de ânimo ele encontrou uma planta e criou uma essência floral para tratá-los.

A chave para receitar o Floral de Bach é justamente reconhecer como a pessoa está se sentindo e verificar qual essência corresponde com o estado de espírito descrito. “É o passo mais importante para equilibrar as emoções”.

Ansiedade é uma reação biológica importante para a preservação da própria vida. É o que nos faz, por exemplo, olhar para os lados antes de atravessar uma rua.

No entanto, o excesso de ansiedade pode desencadear doenças como o transtorno de pânico, fobias específicas, fobia social, transtorno obsessivo compulsivo e transtorno de ansiedade generalizada.

Ataques de pânico repetidos e inesperados, seguidos de um período marcado por preocupações persistentes sobre o risco de ter novos ataques. Estas são as principais características do transtorno do pânico.

As fobias são o medo excessivo e irracional por algo ou alguma situação – animais, insetos, avião, elevador, altura, etc. Já a fobia social é o medo persistente de estar exposto à avaliação dos outros o que desencadeia na pessoa um quadro de taquicardia, suor, ondas de calor, boca seca e até mesmo ataques de pânico.

O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é a presença de pensamentos e atos obsessivos: lavar as mãos a todo instante, trancar portas repetidas vezes, entre outros comportamentos.

O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é a ansiedade e preocupação excessivas, associada à sensação de estar com os nervos à flor da pele, cansaço, irritabilidade e até dores, gastrite, colite e outras disfunções psicossomáticas.

Estudos internacionais apontam que entre 12% e 24% da população mundial sofrerão de algum tipo de transtorno de ansiedade no decorrer de sua vida. “As mulheres são mais vulneráveis em função de aspectos como a oscilação hormonal, genética e fatores culturais e sociais”.

Um importante elemento para auxiliar os tratamentos de transtorno da ansiedade  é um composto de Florais de Bach originais para ser usado em situações de emergência: acidente, choque, alarme, pavor, nervosismo e estresse.




Maria Aparecida das Neves é
educadora em Florais pela fundação Dr. Edward Bach, da Inglaterra

 


 


    Direção
    IRENE SERRA
     irene@riototal.com.br