Ano 9 - Semana 452
 

Bioflavonóides
são potentes agentes an-tioxidantes que protegem as células contra danos oxidativos provocados pe-los radicais livres. São considerados essenciais à saúde humana.
Encontrados em pigmen-tos de plantas, são res-ponsáveis por muito mais do que simplesmente co-res de plantas e frutas.
São importantíssimos fa-tores na prevenção contra câncer e acredita-se que possuam papéis impor-tantes na inibição do cres-cimento anormal de célu-las da mama, intestino grosso, próstata e pul-mões. Também possuem propriedades naturais antinflamatórias.
Embora existam milhares de tipos de bioflavonói-des, são divididos em 4 grandes categorias:
PROANTOCIANIDINAS, QUERCITINA, BIOFLAVONÓIDES CÍTRICOS e POLIFENÓIS.
Boas fontes para obtê-los são as frutas cítricas, cebola, legumes em geral, chá verde e uva preta, incluindo o vinho tinto.

(Dr. Sérgio Vaisman)
 


 

    26 de novembro, 2005
 

Saiba como obter dentes brancos e saudáveis

Com pequenos cuidados diários é possível ter um sorriso impecável


Dr. Leonardo Ponzoni


Manter os dentes brancos é o desejo da maioria das pessoas, não só pelo aspecto da saúde, mas também pela estética. Para isso, o dentista Leonardo Ponzoni, especialista em clareamento por meio da laserterapia, recomenda alguns cuidados básicos para a manutenção do sorriso perfeito.

De acordo com Ponzoni e com os demais especialistas da área odontológica, os principais vilões dos dentes brancos são o café, cigarro, chá, suco de tomate, cenoura, chocolate e refrigerantes, pois seus corantes penetram nos microporos, causando um aspecto amarelado. Além disso, é fundamental fazer uma boa higiene diária, com escovações por meio de pastas compostas por bicarbonato de sódio e peróxido, que ajudam a remover as manchas dos dentes. O uso do fio dental também é obrigatório, juntamente com a escovação da língua e o uso de antisséptico bucal com flúor.

No entanto, o dentista explica que algumas manchas adquiridas por antibióticos são difíceis de remover apenas com esses cuidados, pois devido ao processo de cárie e fluorose, essas substâncias penetram nos poros e só podem ser removidas com clareamento. Nesse caso, o profissional indica o tratamento a laser, que em apenas poucas sessões, clareia os dentes, além de combater herpes, aftas e vários outros problemas.

“É preciso levar a sério os cuidados diários com os dentes para obter um resultado favorável, além, é claro, da consulta ao dentista para limpezas semestrais."

 

 


 


    Direção
    IRENE SERRA
     irene@riototal.com.br