Ano 9 - Semana 482

 

MEMÓRIA
Beber suco de maçã pode ser um bom remédio para a falta de memória. Em estudos realizados com animais de laboratório, verificou-se que o poder antioxidante da maçã se mostrou eficaz na prote-ção das células contra o envelhecimento.
Uma equipe de pesquisa-dores da Universidade de Massachusetts concluiu que os animais cobaias mais velhos ao tomarem um concentrado de maçã equivalente a 3 copos diários, diminuíram subs-tancialmente a oxidação cerebral e melhoraram a capacidade de memori-zação, comparados com os que seguiam dieta normal.
Ao contrário, os animais mais novos não se bene-ficiaram com esse tipo de suplementação.
O suco de maçã demons-trou ser eficaz contra os efeitos causados por dieta pobre em vitamina E e ácido fólico.
Os pesquisadores acredi-tam que a causa possa estar relacionada com a quantidade de antioxidan-tes existentes na maçã.

(Journal of Alzheimer's Disease,  jan.2006)

 


 

  03 de junho, 2006

 

Olga Inês Tessari

Ansiedade e Psicoterapia



Você já parou para pensar no tempo gasto da sua vida em que você fica ansioso (a)?
E quanto lhe custou essa ansiedade toda?
Será que você conseguiu resolvê-la?

A ansiedade é uma sensação difusa, inexplicável, que provoca sintomas diferentes para cada pessoa: falta de ar, taquicardia, nervosismo, suores, problemas digestivos (prisão de ventre, enjôos, gases), fome exagerada (gula), medos que tornam-se irracionais e sem sentido, ficar irritado e provocar brigas e discussões por nada, ingestão exagerada de bebidas alcoólicas ou calmantes, etc...

A manifestação do (s) sintoma (s) incomoda tanto que os ansiosos procuram qualquer forma de acabar com ele (s): quem come em excesso e engorda demais, procura uma dieta "milagrosa", recorre a cirurgiões plásticos ou faz grandes sacrifícios e loucuras para emagrecer rápido (muitas vezes provocando outros problemas de saúde); aqueles que têm medos, como o de dirigir um veículo, por exemplo, fazem aulas e mais aulas sem fim na auto-escola (sem nunca acabar com o medo); as pessoas que têm falta de ar e taquicardia, achando que terão um infarto, fazem uma via sacra por vários médicos, submetem-se a fazer uma infinidade de exames e jamais acreditam quando os resultados são normais.

Veja bem: as pessoas fazem várias tentativas para acabar com os sintomas que a ansiedade provoca e nenhuma delas resolve o problema porque são tentativas para acabar com os sintomas FÍSICOS que ela traz. O tempo passa, o problema cresce, vem a sensação de perda do controle e isto gera mais ansiedade ... É um círculo vicioso sem fim...

O problema não se resolve porque as pessoas tratam apenas dos sintomas físicos provocados pela ansiedade, quando, na realidade, é preciso tratar as causas da ansiedade!!

A ansiedade é gerada pelo choque de exigências conflitantes, pela mania de perfeição, por não querer magoar os outros, por impulsos autodestrutivos, por possuir uma auto-imagem ilusória, por medo das críticas, medo de errar, por preocupações excessivas, por inveja do outro e querer ser igual a ele, por atitudes e pensamentos equivocados que aprendemos a partir da infância, entre outros fatores.

E como resolver?
- Respire!
- Pratique exercícios físicos regularmente!
- Faça psicoterapia!

O passado é irrecuperável, não pode ser alterado!
Mas o futuro depende das nossas atitudes agora, no presente!

A psicoterapia faz você voltar no tempo, descobrir as causas da sua ansiedade, aprender a lidar com elas e, com certeza, SER FELIZ!


OLGA INÊS TESSARI é  psicóloga 
CRP06/19571-6 
e-mail: otessari@hotmail.com
 

 



    Direção
    IRENE SERRA
     irene@riototal.com.br