Ano 9 - Semana 489
 

Lafoensia pacari

É uma planta endêmica no cerrado brasileiro,  conhe-cida por suas proprie-dades antioxidante, anti-tumoral e antiulcerante. Sua casca é utilizada na forma de infusão ou macerada em água ou vinho para tratar, princi-palmente, úlcera gástrica e gastrite. Entretanto, há registros do seu uso também para ferimentos, inflamação do útero, transtornos da vesícula biliar, emagrecimento e urticária. Encontrado em vários estados do país, o fitoterápico é conhecido popularmente como man-gava brava, candeia de caju, copinho, dedaleira,  louro-da-serra, magabei-ra-brava, pacari, pacari-do-mato, pacuri e pau de bicho.

 


 

12 de agosto, 2006
 

Febre Tifóide


Provocada pela bactéria Salmonella typhi, a febre tifóide é uma doença transmissível associada a baixos níveis socioeconômicos, em especial às precárias condições de saneamento, higiene pessoal e ambiental. A infecção ocorre pela ingestão de água ou de alimentos contaminados com fezes humanas ou com urina que apresentem a bactéria S. typhi.
Algumas vezes pode ser transmitida pelo contato direto (mão e boca) com fezes, urina, secreção respiratória, vômito ou pus de indivíduo infectado. A vítima elimina a bactéria nas fezes e na urina, independentemente de apresentar os sintomas da doença. O tempo de eliminação das bactérias pode ser de até três meses. Portadores crônicos da febre tifóide podem transmiti-la por até um ano.

Os principais sinais e sintomas da doença são febre alta, dores de cabeça, mal-estar geral, falta de apetite, retardamento do ritmo cardíaco, aumento do volume do baço, manchas rosadas no tronco, prisão de ventre ou diarréia e tosse seca. O paciente deve receber tratamento ambulatorial, basicamente com antibióticos e reidratação.
Em casos excepcionais, é preciso internação para hidratação e administração venosa de antibióticos. Sem tratamento antibiótico adequado, a doença pode ser fatal em até 15% dos casos.

Para se prevenir da doença, basta ferver ou filtrar a água antes de consumi-la, prevenir-se com higiene pessoal, saneamento básico e preparo adequado dos alimentos, evitar alimentação na rua e, se necessário, dar preferência a pratos preparados na hora, por fervura, e servidos ainda quentes.




 


Se você é da área médica e quer publicar algum artigo, venha fazer parte da nossa equipe.

 



Direção
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br