Ano 10 - Semana 501


 


 

04 de novembro, 2006
 

Dr. Henrique Pagnoncelli

 

ESCLEROTERAPIA DE VARIZES


Aqueles pequenos vasinhos de cor vermelha que aparecem, de repente, nas pernas e no rosto, podem ser tratados em consultório com um procedimento quase indolor. Para tirar as dúvidas vamos responder as perguntas mais freqüentes entre os pacientes.


1) O QUE SÃO VARIZES?
São pequenos vasos sanguíneos tortuosos, dilatados, que tornam-se visíveis. Apresentam diversos diâmetros e, às vezes, podem produzir dor e desconforto.


2) QUAL É A CAUSA DAS VARIZES?
Vários fatores estão envolvidos, mas antecedente familiar é o principal. Outros fatores relacionados são o uso de pílula anticoncepcional, gravidez, terapia de reposição hormonal, vícios posturais e trauma local.


3) QUAL O TRATAMENTO IDEAL?
Depende da extensão do quadro e do diâmetro dos vasos. Vasos até 2mm de diâmetro apresentam ótima resposta à escleroterapia. A Esclerose visa obstruir e clarear as varizes e telangectasias, eliminando as dores, o edema e os efeitos inestéticos causados por elas.
Para varizes com calibre maior o tratamento de escolha é o cirúrgico.


4) COMO É REALIZADA A ESCLEROTERAPIA?
Através de uma agulha muito fina injeta-se uma substância “esclerosante” no interior dos vasos. Após algumas semanas esse vaso seca e desaparece. Seus efeitos são restritos ao local injetado.


5) O PROCEDIMENTO É DOLOROSO?
As agulhas são bem finas e produzem pouca dor. As substâncias injetadas podem produzir um pequeno desconforto que dura apenas alguns minutos.


6) QUANTAS SESSÕES SÃO NECESSÁRIAS PARA ELIMINAR AS VARIZES?
Depende da extensão e gravidade do quadro. Vários vasos são tratados por sessão.


7) QUALQUER PESSOA PODE SE SUBMETER À ESCLEROTERAPIA?
Não. Embora seja um método bastante seguro, a escleroterapia é contra-indicada em casos de doença vascular secundária ao diabete, histórico de embolia pulmonar ou trombose venosa profunda, gravidez e pressão alta sem controle. Siga a orientação do seu médico.


8) QUAIS OS EFEITOS COLATERAIS DA ESCLEROTERAPIA?
Em alguns casos podem ocorrer pequenas erosões e coloração acastanhada no local das injeções. Alguns vasos podem ficar doloridos por alguns dias.


9) AS VARIZES PODEM REAPARECER?
Sim. Outros vasos podem reaparecer após algum tempo e tornarem-se visíveis. O uso de mais elásticas e medicamentos que fortalecem as veias ajudam a prevenir essa ocorrência.

 

Dr. Henrique Pagnoncelli é especialista em Medicina Estética,
Cirurgia Estética e em Acupuntura Médica
 

 


Se você é da área médica e quer publicar algum artigo, venha fazer parte da nossa equipe

 



Direção
IRENE SERRA
irene@riototalcombr