Ano 10 - Semana 517
 


 


 

24 de fevereiro, 2007
 

Março:
mês de prevenção contra a Degeneração Macular



Durante todo mês de março, a Academia Americana de Oftalmologia conscientiza a população sobre a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), alertando para o fato de ser uma doença incurável que leva à perda da visão central. Nos Estados Unidos, surgem 200 mil novos casos de DMRI ao ano. No Brasil, mesmo sem dados oficiais, devem surgir cerca de 100 mil.

A DMRI causa a perda da visão central, impossibilitando a pessoa de ler, escrever, assistir televisão ou até mesmo de realizar trabalhos manuais. “A detecção precoce da doença ainda é o melhor método de evitar a perda de visão”, diz Renato Neves, médico oftalmologista e diretor da rede Eye Care Oftalmologia.

“A mácula é a região central da retina onde são definidas as formas, cores, rostos e também a leitura. E toda a retina tem origem no tecido nervoso, sendo que suas células não se regeneram nem se multiplicam. Ou seja, qualquer alteração que afete essas células pode significar perda de visão”, diz o médico.

Segundo o especialista, o processo de envelhecimento, ao lado de fatores de risco como o fumo, doenças cardiovasculares, hereditariedade e exposição excessiva ao sol, faz com que as células da mácula se tornem menos eficientes. “Além do check up anual da visão, a incorporação de hábitos saudáveis é uma grande aliada na prevenção da DMRI. Seguir uma dieta balanceada, rica em peixes, vegetais e frutas, controlar a pressão sangüínea e parar de fumar são verdadeiras ações de combate à doença”.

 

 


Se você é da área médica e quer publicar algum artigo, venha fazer parte da nossa equipe

 



Direção
IRENE SERRA
irene@riototalcombr