Ano 11 - Semana 535




A Retinopatia da Prema-turidade, é uma doença causada pela má forma-ção dos vasos oculares e que pode ocasionar o deslocamento da retina. Os exames para diag-nosticá-la devem ser rea-lizados por uma equipe especializada ainda na maternidade. Só assim, há chances de tratamento e as possibilidades da criança perder a visão diminuem.
 

 


 

       30 de junho, 2007
 

Movimentos Rítmicos V
 


A Fase Localizada da Aeróbica não tem caráter obrigatório, ficando ao critério do professor a sua execução. Na prática ela visa o aumento da força e da resistência muscular localizada. Engloba exercícios de efeito localizado que pretendem desenvolver vários agrupamentos musculares, tais como o abdômen ou as coxas. É habitual nesta fase a utilização de alguns materiais para intensificar o trabalho e motivar a aula.

A duração desta fase localizada ou a sua própria execução dependerão, portanto, das intenções do professor. Em todo o caso esta fase não poderá durar mais que a fase principal.

Músculos trabalhados (Pernas):

  • Grande, médio e pequeno glúteos
  • Semimembranoso
  • Tensor facia lata
  • Fibulares
  • Pectíneo
  • Quadriceps
  • Psoas iliaco
  • Solear
  • Semitendinoso
  • Biceps femural
  • Grande, pequeno e médio adutores
  • Tibiais
  • Reto interno
  • Costureiro
  • Gêmeos
  • Flexores e extensores dos dedos
  • Músculos trabalhados (Nádegas):

  • Grande glúteo - Médio glúteo - Pequeno glúteo.
  • Músculos Abdominais trabalhados (os principais):

  • Reto abdominal - Grande oblíquo - Pequeno oblíquo - Transverso.
  • Músculos trabalhados (Braços):

  • Deltóide
  • Grande e pequeno peitoral
  • Grande e pequeno redondo
  • Flexores e extensores comuns dos dedos
  • Supra-espinhoso
  • Denteados
  • Subescapular
  • Epicondilianos
  • Coracobraquial
  • Bíceps branquial
  • Tríceps branquial
  • Grande dorsal
  • Intra-espinhoso
  • Infra-Espinhoso
  • Grande Palmar
  • Radiais

    Esta derradeira fase da aula, tão importante como as outras, necessária para que o aluno diminua gradualmente a sua freqüência respiratória e cardíaca, relaxando ao mesmo tempo e aumentando a flexibilidade.

    É importante que os movimentos desta fase tenham uma diminuição de intensidade progressiva para se conseguir o retorno gradual das funções até ao nível de repouso. Sendo assim, a música utilizada nesta fase deve ser lenta e com menor amplitude de movimentos, podendo recorrer-se também às técnicas de relaxamento para se conseguir a diminuição da excitação.

    Esta fase é ainda indicada para a realização de exercícios de flexibilidade.

    A duração desta fase da aula não deve ultrapassar os dez minutos, sendo os primeiros 5 min. para redução da intensidade dos movimentos e os restantes para exercícios de flexibilidade e relaxamento.

    Tipos de Alongamentos:

    Ativo: "à base da modalidade de Artes Marciais", porque desenvolve mais a elasticidade, mas também pode ser um alongamento de risco.

    Passivo: "ex. peitoral" – controlando, segurança. É o método mais eficaz.

    Ativo: "alternância" entre – Contração / Alongamento isométrico. Alongamento – postura – Músculos Lombares (os mais importantes – barriga e ancas).

    Músculos Posturais

    Músculos da Coluna.


    CARLOS LEITE RIBEIRO, escritor e jornalista
    Marinha Grande, PORTUGAL



     


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