Ano 11 - Semana 535
 


Posturas inadequadas
Quando um indivíduo de 70kg senta-se incorreta-mente, aumenta em 50kg a pressão sobre o disco de L5, localizado na re-gião lombar. Essa pres-são, com o passar do tempo, ocasiona dores de cabeça, lombalgias e até hérnias de disco. Quando há outros fatores coadju-vantes - como falta de condicionamento físico, esforço repetitivo e pe-quenos traumas - os riscos crescem conside-ravelmente.
(Dra Patrícia Lacombe)
 

 


 

 

      30 de junho, 2007
 

Gordura no fígado
é considerada a doença do milênio


Até pouco tempo atrás não se dava muita importância para o acúmulo de gordura no fígado. Nos últimos anos, a preocupação em torno da esteatose hepática – nome científico da doença - aumentou no meio médico ao se constatar que, em determinados casos, os pacientes que não são tratados podem desenvolver uma cirrose hepática. “A situação é tão preocupante, que podemos dizer que se trata da doença do milênio”, alerta o Dr. William Abrão Saad.

Segundo o especialista, o acúmulo de gordura no fígado é mais comum em pessoas com diabetes, hipertensas e obesas, embora possa afetar qualquer pessoa. Por essa razão, pacientes com esses problemas devem ser observados pelos médicos para a detecção da esteatose hepática, uma vez que essa doença não produz sintomas como dor, por exemplo. “O fígado, infelizmente, é um órgão que sofre calado e quando aparecem os primeiros sintomas, geralmente a doença está bem evoluída, às vezes, até fora de alcance terapêutico”, esclarece.

O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais e ultra-som do abdômen. O tratamento inclui dieta alimentar, exercícios físicos e medicações, principalmente para redução dos níveis de colesterol e triglicérides. Também pessoas magras podem apresentar esse acúmulo e, como explica Dr. Saad, esses casos são mais difíceis de serem tratados, pois normalmente resultam de falha no metabolismo das gorduras que se depositam no fígado.

 


 

Se você é da área médica e quer publicar algum artigo, venha fazer parte da nossa equipe

 



Direção
IRENE SERRA
irene@riototalcombr