Ano 11 - Semana 536
 

Estar acima do peso ou ser obeso (definido como 30% acima do peso cor-poral saudável máximo) não causa apenas pro-blemas na auto-estima e na escolha das roupas pa-ra vestir. O peso exces-sivo influencia dramati-camente na expectativa de vida.
Quase 2/3 dos ameri-canos adultos tem exces-so de peso enquanto há uma década atrás, este problema afetava a metade deles.
Estudo recente publicado no Journal of the American Medical Association cons-tatou que uma mulher obesa, aos 20 anos de idade, pode ter uma redução de expectativa de vida de 8 anos, ao passo que o homem obeso, na mesma faixa etária, pode prever 13 anos a menos do que os de peso nor-mal. Aumentar o peso mais tarde na vida tem impacto menor, ainda que significativo, na expecta-tiva de vida. Estar mera-mente acima do peso (mesmo sem ser obeso) aos 40 anos reduz a duração da vida em 3,1 anos, segundo as pesquisas.
 


 

 

      07 de julho, 2007
 

Poluição afeta a visão

Especialista diz que seis em cada 10 pessoas alérgicas
apresentam problemas de visão por conta do clima seco


A falta de chuva e as altas taxas de poluição atmosférica são desencadeadoras de crises alérgicas. Ao lado do aparelho respiratório, os olhos são órgãos muito afetados, apresentando sintomas que merecem mais atenção das pessoas. Coceira, vermelhidão, lacrimejamento, aumento da sensibilidade e sensação de haver um corpo estranho nos olhos são os sintomas mais clássicos. Uma certa ardência também pode ocorrer.

“Em cada grupo de 10 alérgicos, seis costumam apresentar problemas nos olhos quando a umidade relativa do ar está muito baixa. Mas, essa condição costuma afetar qualquer pessoa, não só os alérgicos. Tudo começa quando o sistema imunológico do paciente reage a essas substâncias como se fossem corpos estranhos. Essa reação exagerada se reflete em sintomas que, além de incomodar, podem desencadear problemas mais graves. Há pacientes que coçam os olhos com tanta força, que acabam descolando a retina”, diz Renato Neves, médico oftalmologista e diretor do Eye Care Hospital de Olhos.

Segundo Neves, pacientes alérgicos podem adotar o hábito de lavar os olhos com água em abundância várias vezes ao dia e utilizar lágrimas artificiais. “É importante, entretanto, consultar um oftalmologista assim que os primeiros sintomas surgirem, já que o problema atinge principalmente crianças e jovens e é responsável pelo afastamento da escola e do trabalho.”

 


 

Se você é da área médica e quer publicar algum artigo, venha fazer parte da nossa equipe.



Direção
IRENE SERRA
irene@riototalcombr