Ano 11 - Semana 537



Medicamentos excepcio-nais

A lista de medicamentos de alto custo ou uso continuado - os chamados medicamentos excep-cionais - inclui 226 itens para diversas patologias, como insuficiência renal crônica, hepatite viral B e C, osteoporose, proble-mas de crescimento, doença de Alzheimer, doença de Parkinson, doença de Gaucher e imunossupressores para pacientes transplantados, entre outras.
 

 


 

 

    11 de agosto, 2007
 

pâncreas


O pâncreas é uma glândula do aparelho digestivo, de secreção interna e externa, medindo cerca de 15 cm de comprimento e de formato triangular. Está localizado transversalmente, na parte superior do abdômen, sobre a parede posterior, na alça formada pelo duodeno, sob o estômago, no lado esquerdo do corpo.



O pâncreas é dividido em três partes:
- a cabeça (lado direito);
- o corpo (seção central) e
- a cauda (lado esquerdo).

A cabeça é achatada no intestino, dentro do qual o estômago esvazia os alimentos parcialmente digeridos.

O pâncreas também é conectado ao fígado e ao intestino.



O pâncreas comporta dois órgãos estreitamente imbricados: pâncreas exócrino e o endócrino.

Pâncreas Exócrino
O pâncreas exócrino secreta enzimas (que atuam na digestão dos alimentos quebrando-os em partículas bem pequenas, o que facilita a absorção pelo organismo), reunidas em estruturas denominadas ácinos. Os ácinos pancreáticos estão ligados através de finos condutos, por onde sua secreção é levada até um condutor maior, que desemboca no duodeno, durante a digestão.

As enzimas são produzidas em pequenas glândulas no pâncreas e, depois, circulam pelo órgão dentro da primeira parte do intestino. Os sucos digestivos produzidos no pâncreas não são ativos até que tenham alcançado o intestino. As principais enzimas produzidas pelo pâncreas são a amilase, importante na digestão dos carboidratos (alimentos, como pão e batatas), a tripsina, que digere proteína (desde carne, queijo, leite e legumes, como grãos) e a lipase, que digere a gordura.

Sua secreção externa é dirigida para o duodeno pelos canais de Wirsung e de Santorini. O canal de Wirsung desemboca ao lado do canal colédoco na ampola de Vater.


Pâncreas Endócrino
Secreta os hormônios:
- insulina, hormônio responsável pela diminuição do nível de glicose (açúcar) no sangue.  A glicose consiste na fonte de energia do corpo. Quando a insulina não é produzida em quantidade suficiente, dá origem a diabetes.
- glucagon, hormônio com a regulação dos níveis de açúcar no sangue.

Estão reunidos em estruturas denominadas Ilhotas de Langerhans, cujas células beta secretam a insulina e as células alfa secretam o glucagon. Os hormônios produzidos nas ilhotas de Langerhans caem diretamente nos vasos sangüíneos pancreáticos.

 


Se você é da área médica e quer publicar algum artigo, venha fazer parte da nossa equipe

 



Direção
IRENE SERRA
irene@riototalcombr