Ano 11 - Semana 559
 


 
Os antioxidantes são um conjunto heterogêneo de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pig-mentos naturais e outros compostos vegetais e, ainda, enzimas, que blo-queiam o efeito danoso dos radicais livres.
O termo antioxidante sig-nifica que impede a oxi-dação de outras subs-tâncias químicas, que ocorrem nas reações me-tabólicas ou por fatores exógenos como as radia-ções ionizantes.




 

 


 

 

  15 de dezembro, 2007
 

Psoríase


Um dos jurados mais comentados do programa American Idol, o produtor Randy Jackson, não esconde que é portador de uma doença que atinge cerca de 2% da população mundial, ou seja, 190 milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo o site Skinema.com, Jackson tem psoríase, problema de pele que tem predisposição genética e acomete igualmente homens e mulheres. Pode aparecer em qualquer idade, inclusive em crianças, sendo mais freqüente na terceira e quarta décadas de vida.

A psoríase é considerada uma doença inflamatória, imunomediada, ou seja, o sistema imunológico é quem provoca a inflamação. Dessa maneira, alguns leucócitos, chamados de células T, são estimulados em excesso e aceleram a proliferação das células da pele. Esse crescimento acelerado é o que provoca a formação de lesões elevadas, chamadas de placas, caracteristicamente avermelhadas e recobertas por escamas brancas. Para se ter uma idéia, na pele normal e saudável, as novas células levam cerca de um mês para migrarem para a superfície. Já na pele de uma pessoa com psoríase, esse processo pode levar apenas três a quatro dias para acontecer.

O desencadeamento da doença ocorre de diferentes maneiras. Um trauma na pele pode fazer com que as placas apareçam no local. Fatores como mudança de temperatura, estresse físico e psicológico e infecções podem agravar o quadro. Medicamentos à base de cortisona injetáveis ou tomados via oral podem proporcionar uma melhora imediata, mas geralmente causam piora posterior.

Ao contrário do que muita gente pensa, a psoríase não é contagiosa e pode ser controlada. Mas é necessário que se faça um diagnóstico correto para que a doença não tome proporções mais graves, como áreas extensas de pele acometidas e dor e deformidade nas articulações, este último, conhecido como artrite psoriásica. Por se tratar de um problema que fica exposto o tempo todo, os pacientes sentem-se envergonhados. Mas com as terapias certas, indicadas por um médico, é possível ter uma vida completamente normal e saudável.

Para o tratamento tópico da psoríase, o laboratório farmacêutico Roche oferece dois medicamentos importados e inovadores, indicados para diferentes graus da doença. O Daivobet tem em sua composição a combinação das substâncias calcipotriol e betametasona, com uso uma única vez ao dia. Até então os dois princípios ativos eram utilizados separadamente e aplicados várias vezes ao dia. Já o Daivonex é administrado no período de manutenção do tratamento. Além da maior comodidade, os medicamentos atuam mais rapidamente no organismo e apresentam resultados mais efetivos que quando usados separadamente.
 

 


Direção e Editoria - Irene Serra