Ano 11 - Semana 563
 


 VITAL BRAZIL AUXILIA MINISTÉRIO DA SAÚDE

O instituto é um dos três fornecedores nacionais de soros, inclusive contra ve-nenos de cobras, escor-piões e o único produtor do soro contra a viúva-negra.

Laboratório farmacêutico vinculado à Secretaria Es-tadual de Saúde e Defesa Civil, ele fica em Niterói e funciona desde 1919. Também produz medica-mentos para a rede pú-blica, treina profissionais e desenvolve ações para evitar acidentes com ani-mais peçonhentos, quase 90 mil por ano em todo o Brasil.

Conheça mais no site www.ivb.rj.gov.br

 


 

 

   12 de janeiro, 2008
 

A pele é o órgão mais visível do corpo,
por isso cuide bem dela!


Freqüentemente a pele reflete a condição da saúde e também atua como barreira contra injúrias e bactérias. A pele é o maior órgão do corpo humano, correspondendo a 16% de seu peso.

A pele é constituída por camadas: derme, epiderme e hipoderme. Sendo que a derme e a epiderme estão imersas aos anexos cutâneos, firmemente unidas entre si. A epiderme é mais externa, formada por um revestimento de camadas de células sobrepostas, sendo que as células superficiais são achatadas e compõem uma camada córnea rica em queratina.

Os tratamentos estéticos eram tratados empiricamente, uma vez que não havia comprovação científica, e foi daí que surgiu a fisioterapia dermato-funcional que a cada dia evolui com profissionais especializados que promovem estudos científicos de todas as aplicações e ações terapêuticas. O fisioterapeuta dispõe de técnicas específicas para assegurar e potencializar resultados efetivos de tratamento sem causar danos à saúde com riscos menores, melhor resultado e um tratamento diferenciado promovendo uma melhor qualidade de vida.

A análise da pele é um dos passos mais importantes para se definir a forma de tratamento após o reconhecimento das alterações que ocorrem nos tecidos que compõem sua estrutura tegumentar.

Qualquer alteração presente na estrutura da pele, seja qual for a causa que a provocou, caracteriza a formação de lesões elementares.

Os mecanismos indutores de lesões elementares podem ser de natureza circulatória, inflamatória, metabólica, degenerativa ou hiperplásica.

Dependendo dos tipos de lesões e das causas, podemos classificar as lesões da pele quanto à modificação da cor, eflorescências elementares de conteúdo (sólida ou líquida), eflorescências por solução de continuidade, eflorescências elementares caducas (escamas, crostas ou escaras) e as seqüelas.

As manchas pigmentares estão relacionadas à melanina e podem ser classificadas em hipercrômicas, hipocrômicas e acrômicas. As manchas hipercrômicas apresentam um tom escuro por excesso de melanina no local onde estão presentes; as manchas hipocrômicas são claras por apresentarem menor quantidade de pigmento e por fim as manchas acrômicas são desprovidas de melanina, como vemos no vitiligo.

As seqüelas são as cicatrizes e as atrofias. Cicatrizes são seqüelas provenientes de uma lesão da pele e as atrofias são cicatrizes caracterizadas pela diminuição de espessura da pele.

As lesões comuns da pele são abscessos, cistos, cicatrizes, comedões ou cravos, nódulos, pápulas, pústulas e vesículas.

Deve-se ter um cuidado especial com a pele, mantê-la sempre limpa e para isso se faz necessária uma limpeza profunda da pele. A limpeza da pele do rosto é tão necessária quanto tomar banho. Através dela poderemos manter a pele hidratada, limpa, sempre com aspecto saudável e jovem e protegida contra várias doenças de pele e também para deixar a epiderme limpa e com uma textura mais fina e agradável, pois as impurezas e células mortas acumulam-se na superfície da pele, que se torna opaca, ásperas e com manchas de sol, dificultando também a penetração de princípios ativos contidos nos cosméticos.

O envelhecimento causado pelo sol é chamado de fotoenvelhecimento, as reações na pele são acumulativas ao longo da vida. A pele jovem é uniformemente pigmentada e sem manchas, a pele envelhecida e exposta ao ser manchada fica amarelada, frouxa, áspera com rugas e poderemos ter mutações gerais nas células que poderão levar ao câncer de pele.

É importante conhecer o tipo de pele, pois há as mais sensíveis (claras) e as menos sensíveis (morenas) que a orientação para exposição ao sol é a mesma entre 10 e 15h devem ser evitados.

A fisioterapia dermato-funcional efetua dos seguintes tratamentos:


Faciais:


Limpeza de Pele
que é indicada no tratamento de limpeza das impurezas da pele e preparo para tratamentos específicos de rejuvenescimento, controle de oleosidade, acne, manchas, pré-operatório de cirurgia plástica, etc.

Eletroestimulação Facial, sendo a mesma técnica aplicada nos músculos da face para o tratamento de flacidez. Em um protocolo de rejuvenescimento facial são realizadas junto com sessões de eletrolifting facial e hidratação profunda.

Eletrolifting Facial é uma técnica realizada no tratamento de revitalização cutânea provocando uma reação imediata que se caracteriza por uma elevação da pele na região comprometida. Essa técnica é utilizada no tratamento de linhas de expressão.


Corporais:


Estimulação Russa é um recurso de eletroterapia indicado no tratamento de flacidez muscular promovendo a estimulação das fibras musculares, melhorando o trofismo muscular.

Ultra-som pode ser usado associado ou não a cosméticos específicos. Sem a utilização de cosmético é indicado para o tratamento de fibro edema gelóide (celulite), pois proporciona um aquecimento e uma micromassagem no tecido ajudando a reduzir os nódulos. Com associação de cosmético, o tratamento é chamado de fonoforese e funciona como uma mesoterapia sem agulhas, pois ajuda a penetração do produto no tecido e pode ser indicado para gordura localizada ou celulite. É importante dizer que nem todos os cosméticos podem ser usados com o ultra-som.

Bandagem Fria é feita através de um gel crioterárico aplicado em todo o corpo e coberto com uma bandagem elástica, promovendo um resfriamento corporal. Esse resfriamento faz com que o metabolismo aumente na tentativa do corpo se manter aquecido, sendo assim, eficaz no tratamento de gordura localizada.

Eletrolifting corporal é uma técnica realizada para o tratamento de revitalização cutânea que consiste na associação da corrente galvânica e a punção da agulha de metal sobre a pele provocando uma reação imediata que se caracteriza por uma elevação da pele na região comprometida. Essa técnica é utilizada no tratamento de estrias.

Massagem Modeladora assim como a massagem clássica associada a cosméticos específicos é essencial no tratamento da celulite, visto que promove uma melhora da circulação local, diminuição da dor, melhora do aspecto, aumento da maleabilidade tecidual e auxílio na penetração de produtos.

Gomage e Hidratação da Pele são indicados, sobretudo para peles envelhecidas, oleosas, cansadas com cravos e comedões, e principalmente para as que se apresentam ásperas. Usada em tratamentos corporais e faciais, tanto para homens como mulheres.



Dra. Juliana Prestes Mancuso
Crefito3 70205-F
Fisioterapeuta formada pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida (UVA)
Especialista em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica e Reabilitação do
Sistema Músculo-esquelético pelo Instituto Cohen de Ortopedia,
Fisioterapia e Medicina Esportiva, em parceria com a Universidade São Marcos
Especialista em Reabilitação do Sistema Musculoesquelético pela
Irmandade Santa Casa de Misericórdia
Fone: 55 11 91078884
julypm@uol.com.br
São Paulo - Brasil

 


Se você é da área médica e quer publicar algum artigo, venha fazer parte da nossa equipe

 



Direção
IRENE SERRA
irene@riototalcombr