Ano 11 - Semana 596



Milhões de idosos rece-bem medicamentos ina-propriados

Os mais comuns tipos de medicamentos inapropria-dos são os tranqüilizantes e anti-depressivos, sendo que as mulheres recebem combinações dessas subs tâncias em maior número do que os homens.



 

  23 de fevereiro, 2008
 

Programa de exercícios alivia artrite


Estudo recentemente divulgado pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, envolvendo idosos na faixa dos 70 anos e todos com artrite, revelou os benefícios dos programas de exercícios regulares, principalmente com relação ao alívio dos sintomas da doença articular.

Depois de dois meses se exercitando duas vezes por semana, com aulas de meia hora de duração, os idosos passaram a sentir melhoras significativas nos quadros de dor e fadiga, liberando mais os movimentos das articulações.

Na opinião do médico ortopedista Lafayette Lage, diretor da Clínica Lage Ortopedia de Ponta, os programas de atividades físicas moderadas e regulares costumam oferecer bons resultados para a maioria dos pacientes sedentários. “É comum a pessoa se negar a fazer movimentos com medo de sentir dor. E essa disposição mental acaba afetando ainda mais os quadros de artrite, já que o sedentarismo é um agravante”.

Lage afirma fatores como idade avançada, acidentes nos esportes, quedas e torções, movimentação excessiva e musculatura fraca podem tornar a cartilagem mais fina e deformada, restringindo os movimentos e provocando inflamação, dor e inchaço. “As juntas mais afetadas estão nos joelhos, quadril e coluna. Os quadros mais graves costumam se apresentar depois dos 65 anos, com dores quase insuportáveis para a maioria das pessoas”.

Quem está acima do peso ideal e leva uma vida sedentária, segundo o especialista, sofre ainda mais com a doença, sentindo restrições até mesmo para segurar uma xícara de café ou levantar de um sofá. Daí a importância dos programas de exercícios moderados e supervisionados por um personal trainer.

Os tratamentos convencionais incluem analgésicos, antiinflamatórios, fisioterapias, infiltrações e até mesmo cirurgias de grandes proporções. Para o doutor Lafayette Lage, um dos recursos mais eficientes para tratar a artrite é a Terapia de Sinais Pulsados (Pulsed Signal Therapy). “O procedimento é indolor, não-invasivo e não apresenta efeitos colaterais. Esse tratamento alivia as dores, impedindo o avanço da doença. Entre nove e doze sessões são suficientes para que o paciente apresente melhora do quadro”.



Dr. Lafayette Lage, especialista em Medicina Esportiva e cirurgias de próteses de quadril e joelhos, diretor da Clínica Lage Ortopedia de Ponta (www.clinicalage.com.br)


 



Se você é da área médica e quer publicar algum artigo, venha fazer parte da nossa equipe.

 


Direção
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br