Ano 11 - Semana 571



A acupuntura é uma te-rapia chinesa utilizada pa-ra ativar diretamente pon-tos específicos na pele. Tem a finalidade de equi-librar as funções corpo-rais e mentais do organis-mo. Também ativa subs-tâncias analgésicas e antiinflamatórias, curando dores e patologias fun-cionais.


 

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     08 de março, 2008
 

Dormir mal causa sofrimento físico e mental



Na última década, as crianças ainda dormiam 12 horas por noite e os adultos, oito. Hoje as crianças dormem menos e a falta de sono afeta uma parcela considerável da população adulta, resultando em pessoas irritadiças e com visíveis problemas de memória.

“A privação crônica do sono pode ter conseqüências importantes. É comum a pessoa apresentar irritabilidade, redução do desempenho, problemas de concentração, queixas de memória e fadiga. A insônia e a fadiga também aumentam significativamente o risco de acidentes domésticos, de trabalho e de trânsito, devido à alteração do estado de alerta e à desatenção”, diz o neurologista Alexandre Machado, do Hospital Santa Paula (SP).

Machado afirma que, apesar de a função do sono nos seres humanos não estar totalmente esclarecida, dormir bem está relacionado à recuperação física, secreção hormonal, aos processos de consolidação de memória e ao bom funcionamento intelectual.

Segundo a National Sleep Foundation, nos Estados Unidos, a falta de sono adequado faz com que mais de um terço dos americanos adultos esteja sofrendo de doenças que poderiam ser evitadas. “No Brasil ocorre algo semelhante. As queixas de insônia são mais freqüentes nas mulheres – principalmente divorciadas, viúvas ou separadas – e aumentam com a idade. Estudos indicam que a insônia parece ser mais comum também entre pessoas com situação socioeconômica mais baixa”, diz o neugologista.

Para o doutor Alexandre Machado, a falta de sono também pode ser atribuída à ingestão de medicamentos ou doenças, mas geralmente está associada a hábitos que precisam ser alterados. “Casos mais graves podem ser tratados com medicamento, mas algumas mudanças simples podem restaurar o sono e a saúde”.


Seguem cinco dicas simples para dormir bem e garantir mais saúde:


Antes de ir para a cama, escreva tudo o que precisa fazer de importante no dia seguinte. Assim você evita perder seu precioso tempo na cama enumerando as atividades que terá de fazer depois.
Delegue tarefas. Seu marido, esposa ou funcionário pode não fazer tudo tão bem quanto você, mas respire fundo e agradeça a ajuda deles.
Acostume-se a utilizar serviços da internet, como pagar contas, comprar remédios ou fazer supermercado. É mais prático e você pode agendar pagamentos sem precisar se preocupar com o corre-corre e as filas.
Tire a TV do quarto! Essa é uma tentação que tira o sono de qualquer um.
Evite ingerir café, chá mate, refrigerantes e bebidas alcoólicas à noite. Prefira chá de erva cidreira ou hortelã.



Dr. Alexandre Machado é médico neurologista do Hospital Santa Paula (SP)
 



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Direção
IRENE SERRA
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