Ano 14 - Semana 743


Adoçantes engordam?
Pesquisadores americanos afirmaram, após estudo cientifico recente, que os alimentos que contem adoçantes artificiais sem calorias contribuem para o aumento de peso e dos depósitos de gordura no corpo.
O número de fevereiro da revista cientifica Behavioral Neuroscience publicou um artigo em que manifesta que animais de labora-tório alimentados com adoçantes artificiais ga-nharam mais peso, mais gordura e mais calorias do que aqueles que consu-miram glicose, o açúcar natural.
Os cientistas da Universi-dade de Purdue, Indiana, onde foi realizado este estudo, assinalaram que esse efeito, aparente-mente paradoxal, se deve ao fato do corpo reagir ao sabor doce, independen-temente de natural ou ar-tificial, e antecipar muitas calorias como se fosse um reflexo condicionado. A experiência demonstrou que os animais que con-somem produtos doces desenvolvem uma respos-ta antecipada diante do referido alimento. É como se o corpo se confundisse e não soubesse distinguir entre açúcar e adoçantes, já que a percepção é a mesma ao paladar.
Apesar do estudo ter sido desenvolvido em animais de laboratório, os pesqui-sadores manifestaram que os resultados podem estar relacionados à evi-dencia de que as pessoas que consomem bebidas sem calorias são mais propensas a padecer de obesidade e outros problemas metabólicos.
(Sergio Vaisman)

 


 


 

 

       08 de julho, 2011
 

Vitamina C

Falta de vitamina C provoca enfarte


Sérgio Vaisman

Você sabia que o comprimento total dos vasos sanguíneos que compõem nosso aparelho circulatório é de cerca de 100.000 quilômetros? O coração, principal órgão do aparelho circulatório, bombeia sangue 100.000 vezes por dia e isso faz com que seja o maior “trabalhador” do nosso corpo. Por este motivo, a saúde cardiovascular resulta em beneficio para todo nosso estado geral.

A debilidade dos vasos sanguíneos e a deterioração das paredes arteriais são as principais causas das enfermidades cardiovasculares.

Existem estudos recentes que concluíram que a vitamina C fortalece as paredes dos vasos sanguíneos e, infelizmente, com os hábitos de vida mais modernos, as pessoas têm se apresentado cada vez mais carentes dessa vitamina e, conseqüentemente, permitindo que lesões arteriais passem a ser mais freqüentes.

Um dado que a maioria das pessoas desconhece é que os animais não costumam sofrer enfarte do miocárdio e a explicação é que eles produzem vitamina C nos seus fígados ao contrário dos seres humanos que, para manterem níveis satisfatórios dessa vitamina, necessitam ingeri-la regularmente.

As principais conclusões dos estudos a respeito deste tema são de que produzimos placas que provocam entupimentos nas artérias simplesmente porque não conseguimos produzir a protetora vitamina C além de termos a tendência atual de consumirmos dieta alimentar pobre em nutrientes de forma geral.

Não é para pensarmos um pouco melhor a respeito disso?


  Leia mais sobre Vitamina C, seus benefícios e alimentos ricos.

 

 



    Direção
    IRENE SERRA
     irene@riototal.com.br