Ano 14 - Semana 729


Além dos medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes, o programa “Aqui Tem Farmácia Po-pular” oferece à socieda-de mais 113 tipos de me-dicamentos com 90% de desconto utilizados no tra-tamento de asma, rinite, mal de Parkinson, osteo-porose e glaucoma, além de fraldas geriátricas. Já a rede própria oferece 108 medicamentos.

Para ter acesso aos pro-dutos, o usuário precisa apresentar CPF, documen-to com foto e receita mé-dica, que é exigida pelo programa como uma for-ma de se evitar a auto-medicação, incentivando ao uso racional de medi-camentos e à promoção da saúde.
 

Medicamentos




 


 

 

       02 de abril, 2011
 

Dieta Inapropriada Favorece Artrite

Dr. Sérgio Vaisman


Não existe qualquer dúvida quanto ao fato da dieta alimentar ter influência importante no desenvolvimento e na evolução de sintomas de artrite. A dieta ocidental consiste em abusos de alimentos refinados que são, positivamente, PRÓ-INFLAMATORIOS (favorecem inflamação).
A inflamação causa vermelhidão, aquecimento, edema (inchação) e conseqüente destruição progressiva da junta associada à artrite.
Ingerindo-se alimentos pró-inflamatórios não apenas se cria um ambiente favorável ao aparecimento de artrite mas também se promove seu desenvolvimento evolutivo.

Quais são esses alimentos pró-inflamatórios?
Açúcar, sal, óleo e farinha refinados. Infelizmente, esses são os ingredientes comuns na maioria dos alimentos industrializados e, principalmente, nas redes de “fast-food”.

O primeiro passo para se combater o problema deve ser o de aprimorar-se a dieta alimentar eliminando os alimentos refinados. A base alimentar deve ser do tipo integral que inclua açúcar, sal e óleo não refinados e alimentos orgânicos ao máximo possível. Deve-se também beber quantidade adequada de água (não devemos nos esquecer que metade do nosso corpo compõe-se de água), evitando-se estados de desidratação.

É muito difícil se desenvolver artrite em organismos bem hidratados. Muitos pacientes melhoram (e muito!) suas condições clínicas a partir do momento que se reidratam convenientemente.

Muitos medicamentos agressivos podem ser deixados de lado se nos preocuparmos em agir corretamente na direção de promover melhora do estado geral.
 

Sergio Vaisman é endocrinologista e geriatra
 



    Direção
    IRENE SERRA
     irene@riototal.com.br