Ano 17 - Semana 881

 


 

 

  25 de fevereiro, 2014
 

Chá Verde

chá verde


Dr. Ricardo Zanuto

O chá verde é a bebida mais consumida nos países asiáticos. As pessoas que o consomem naquela região conhecem seus efeitos benéficos há centenas de anos. Por outro lado, só recentemente houve o interesse no ocidente sobre o chá verde.

O chá verde é extraído a partir das folhas frescas da Camellia sinensis, mesma planta de onde se extraí o chá preto e o chá branco. A diferença está no processo de extração.

Os efeitos benéficos do chá verde são graças aos polifenóis presentes nesta bebida. Polifenóis são os fitoquímicos que, além de darem coloração aos frutos e vegetais, também possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Desde 1990, o chá verde também é visto como uma erva natural que pode melhorar o gasto energético e a oxidação de lipídios, induzindo a perda de peso. Estudos que analisaram o efeito agudo da ingestão de chá verde mostram aumento significativo no gasto energético durante o período de 24 horas.

Diversas ações farmacológicas são atribuídas ao chá verde tais como: angioprotetora (reduz as taxas do colesterol ruim) e antirradicais livres (retardando o envelhecimento).

O chá verde apresenta efeitos protetores em fases diferentes do processo da carcinogênese (processo de formação de um câncer).

Os adstringentes de catequina têm ação antidiarréica, pois se ligam e coagulam as proteínas das membranas. Esse processo dificulta a absorção e a entrada de líquido no lúmen intestinal. A teofilina da droga diminui a absorção tubular podendo aumentar o índice de absorção de líquido no intestino devido a uma desidratação extracelular provocada.

O chá verde reduz a probabilidade de desenvolvimento de doença coronariana, prevenindo a oxidação de LDL no plasma, passo importante na formação de placas de aterosclerose.

Desta maneira incluem-se os seguintes efeitos ao consumo de chá verde:
• Antioxidante;
• Antiinflamatório;
• Hepatoproteror (protege o fígado)
• Antimicrobiano;
• Hipoglicemiante; (diminuí os níveis de glicose previamente elevados)
• Agente hipertensivo;
• Antimutagênico

 

Dr. Ricardo Zanuto é especializado em Fisiologia Humana
SP


 

 


 


 

Direção e Editoria - Irene Serra

Se você é da área médica e quer publicar algum artigo, venha fazer parte da nossa equipe