Ano 16 - Semana 818


   
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      14 de dezembro, 2012
 

Festas Aumentam o Inchaço dos Olhos

Alteração pode ocorrer por estresse e falta de sono, mas também pode sinalizar outras doenças. Saiba como identificar riscos, minimizar o problema e se prevenir.


No período das festas do final de ano uma queixa comum nos consultórios é o inchaço dos olhos. Não é para menos. Faz qualquer um parecer mais velho e cansado. E o que é pior – as mulheres são mais propensas a carregar verdadeiras bolsas nas pálpebras que muitas vezes vêm acompanhadas de olheira. A boa notícia é que pequenos cuidados podem minimizar e até evitar o problema. De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, todo inchaço ocular é um processo inflamatório. Este processo pode ser desencadeado por mudanças metabólicas que fazem o organismo reter mais líquido. Quando isso acontece é solucionado com pequenos cuidados que restauram o equilíbrio do metabolismo. Também pode sinalizar alergia, comenta, quando vem acompanhado de coceira e irritação ocular. “Em pessoas que sentem dor e inchaço nas articulações de todo o corpo, além do desconforto nos olhos, está associado a alguma doença auto-imune sistêmica”, afirma.


Causas


- Flutuação hormonal que aumenta a probabilidade do organismo da mulher reter líquido na pele fina que circunda os olhos, principalmente no período pré-menstrual e na gravidez.

- Desidratação causada por ressaca ou porque a pessoa bebe pouca água o que faz o organismo reter liquido para se proteger.

- Alergia e outras doenças auto-imunes sistêmicas que provocam processos inflamatórios.

- Blefarite, inflamação palpebral decorrente do excesso de oleosidade na base dos cílios.

- Síndrome do olho seco caracterizada pelo desequilíbrio na qualidade ou quantidade de uma das camadas da lágrima – aquosa, lipídica e proteica.

- Conjuntivite (inflamação da conjuntiva) quando o inchaço vem acompanhado de secreção purulenta ou aquosa e geralmente aparece em um só olho.

- Estresse e falta de sono por causa do aumento da produção de adrenalina.

- Uso de medicamentos quando provocam retenção de líquido, como por exemplo, corticóide e anti-histamínico.

- Herança genética quando há casos na família.


Como minimizar


Quando você acorda com o olho inchado pode fazer pequenos procedimentos em casa para diminuir o problema, principalmente quando não está associado a outras doenças. A primeira recomendação é beber bastante água; no mínimo 2 litros/dia, para reidratar o organismo. Outras dicas são:

- Em caso de inflamação da borda da pálpebra limpe com cotonete embebido em solução indicada para blefarite, pelo menos duas vezes ao dia.

- Faça massagem suave com as pontas dos dedos do canto externo para o canto interno do olho, independente do tipo de inflamação;

- Aplique compressa fria de chá de camomila ou água filtrada nos olhos, durante 20 minutos.

- Mantenha as mãos limpas e evite tocar os olhos.

- Durma, pelo menos, 8 horas por noite.

- Na compartilhe fronhas, toalhas, maquiagem ou colírio.

- Aplique filtro solar 30 minutos antes de sair de casa.

- Use óculos com filtro UV (ultravioleta) mesmo nos dias nublados. A radiação irrita os olhos e pode piorar o inchaço.

- Coloque sobre cada olho uma rodela de batata ou pepino gelado durante 20 minutos.

- Consulte seu oftalmologista se o inchaço persistir por mais de dois dias.


Prevenção alimentar

Segundo Queiroz Neto o primeiro cuidado na alimentação para evitar o inchaço ocular é diminuir a quantidade de sal na alimentação. O médico destaca que o brasileiro consome o dobro do sal recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e que o sódio deposita no cristalino antecipando a catarata.

O especialista diz que os alimentos processados devem ser evitados porque além de muito sódio contêm produtos químicos que formam resíduos no organismo difíceis de serem eliminados, Para proteger a saúde dos olhos também é importante ficar longe do consumo excessivo de carne vermelha e das frituras. Ele lembra que as frutas que contém bastante água como por exemplo, melancia, laranja e maçã ajudam a combater o inchaço ocular.  

 

 


 


 

Direção e Editoria - Irene Serra
Webdesigner - Luiz Carlos Guedes


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