Ano 15 - Semana 778
 

Acne
Na puberdade ocorre um aumento da produção de hormônios chamados “an-drogênios adrenais”, que causam o aumento dos folículos pilosebáceos e o aumento na produção de sebum no rosto, ombros, colo e costas. Este folículo ocluído facilita a ação de bactérias, propionibacterium acnes, que utiliza o sebum como fonte de alimento. “A reunião destes fatores leva ao aparecimento das diversas formas de acne, como comedões abertos e fechados, pápulas, pústu-las e nódulos”.
Nos adultos, o estado ac-neforme é muito seme-lhante, na aparência, à acne vulgar que atinge os adolescentes, mas com causas distintas. Entre as razões possíveis para o surgimento da doença, existe a reação a alguns tipos de medicamentos. "Os remédios que contém corticóides podem causar uma reação de acne medicamentosa".
Ainda entre adultos, a acne acomete mais as mulheres, porque, muitas vezes, pode estar asso-ciada a disfunções hormo-nais, típicas de mulheres desta faixa etária, que tomam anticoncepcionais e outros medicamentos com base em hormônios. Recomenda-se que se in-vestigue a causa da acne quando ela surge em uma mulher adulta. "É preciso investigar se existe algu-ma outra razão que esteja induzindo a acne, como, por exemplo, a presença de ovários policísticos".
O uso de hormônios para melhorar a libido ou a lu-brificação genital também pode induzir o surgimento das afecções. "Tudo que contenha hormônios, seja com base em testostero-na, estrógeno ou proges-terona, pode causar acne. Fórmulas de vitaminas ricas em complexo B são outra razão possível para o surgimento da doença".
(Dr. Lecy M. Cabral)
 

 


 

 

       15 de março, 2012
 

Razões para Dormir e Acordar Cedo


Das 21 às 23h
É o horário em que o corpo realiza atividades de eliminação, químicos desnecessários e tóxicos (desintoxicação) mediante o sistema linfático do nosso corpo.
Neste horário devemos estar em estado de relaxamento, escutando música, por exemplo.

Das 23 à 01h
O corpo realiza o processo de desintoxicação da vesícula biliar e, idealmente, deve ser processado num estado de sono profundo.

Durante as primeiras horas da madrugada, 01 às 03h
Processo de desintoxicação do fígado, que preferencialmente deve suceder também num estado de sono profundo.

De madrugada 03 às 05h
Desintoxicação dos pulmões. É por isso que por vezes neste horário se produzem fortes acessos de tosse. Quando o processo de desintoxicação atinge o trato respiratório é melhor não tomar medicamentos para a tosse, já que interferem no processo de eliminação de toxinas.

Manhã, 05 às 07h
Desintoxicação do cólon. É o horário de esvaziar o intestino.

Durante a manhã,  de 07 às 09h
Absorção de nutrientes no intestino delgado. É o horário perfeito para tomar o café da manhã. Se estiver doente, o café da manhã deve ser tomado mais cedo, antes das 6:30h.
O café da manhã antes das 7:30h é benéfico para aqueles que querem manter-se em forma.
Os que não têm por hábito tomar o café da manhã devem tentar mudar o hábito, sendo menos prejudicial realizá-lo entre as 9:00 e as 10:00 em vez de ficar a manhã completa sem comer.

Dormir tarde e despertar tarde interromperá o processo de desintoxicação de químicos desnecessários ao teu organismo. Além disso deves ter em conta que das 00:00h às 4:00h é o horário em que a medula óssea está produzindo sangue. Então, procura dormir bem e não te deites tarde.

CUIDA DA TUA SAÚDE
Vive a vida com limites!

Enviado por Sarita Barros
Bagé, RS
 


 



    Direção
    IRENE SERRA
     irene@riototal.com.br