Ano 15 - Semana 771
 

 
   
ARQUIVO

 

Você aprecia azeitonas? Azeitonas encontram-se entre as mais antigas for-mas de cultivo de ali-mentos conhecidas. Elas foram plantadas e cultiva-das há cerca de sete mil anos na ilha de Creta. Apesar de possuírem alto índice de gordura, cerca de ¾ dela representam a gordura monoinsaturada, benéfica no controle dos níveis de colesterol. As azeitonas também servem como fonte importante de vitamina E, tão necessária ao organismo, alem de ferro, cobre e fibras alimentares.

 


 

 

      20 de janeiro, 2012
 

Ferimentos nas enchentes podem causar Tétano

Inundações ajudam a disseminar a bactéria causadora da doença que pode levar à morte, mas pode ser evitada por vacina


Clostridium tetaniNeste período de enchentes algumas enfermidades se tornam mais frequentes, como é o caso do tétano acidental. As inundações ajudam a disseminar a bactéria Clostridium tetani causadora da doença. O tétano é grave e pode levar à morte. A contaminação é feita a partir de lesões na pele causadas por ferimentos (mesmo que pequenos) provocados por metais (enferrujados ou não), madeira, vidro ou outros objetos contaminados.

Os principais sintomas são inicialmente contrações musculares involuntárias na região do ferimento, seguido de contrações dos músculos da face (riso sardônico), do pescoço (rigidez de nuca), e progressivamente atinge os músculos do abdômen (barriga dura). Em fase mais avançada pode ocorrer dificuldade de engolir, insuficiência respiratória, entre outros.

É preciso estar atento aos ferimentos decorrentes de materiais pontudos e cortantes em situações de enchentes. Em caso de lesão, o local deve ser higienizado, inicialmente com água e sabão e a pessoa deve procurar uma unidade ou equipe de saúde mais próxima. O médico deve ser informado de como ocorreu e o que causou o ferimento.

A vacina é a melhor forma de prevenção e é disponibilizada gratuitamente por toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Não há contraindicação e deve ser reaplicada a cada dez anos ou a cada cinco anos, no caso das gestantes. A vacinação nas crianças deve ser consultada no Calendário Básico de Vacinação.




    Direção
    IRENE SERRA
     irene@riototal.com.br