Ano 18 - Semana 901
 




   
ARQUIVO

 


CREMERJ
Praia de Botafogo, 228 Botafogo - CEP: 22359900 Telefone: (21)
2559-0018, 2559-3899
E-mail:
www.cremerj.com.br/



CRO-RJ
R. Araújo Porto Alegre 70, 4º e 5 andar
Castelo - CEP: 20030015
Tel: (21) 2533-7173
www.cro-rj.org.br

 



 

 

 

      25 de julho, 2014
---

Inverno aumenta risco das lentes de contato

  Lentes vencidas respondem por 45% das complicações

 

Leôncio Queiroz Neto

Termômetros em queda indicam aumento do desconforto no uso de lente de contato. Olho seco é a causa mais comum das consultas oftalmológicas  durante o inverno. O tipo de lente mais usada no país é a gelatinosa hidrofílica que, apesar de bastante confortável, se hidrata da lágrima.

A falta de lágrima pode antecipar o vencimento da lente de contato. Isso porque, a insistência no uso altera a textura, coloração e transparência por causa da  maior fricção na superfície da córnea, membrana transparente que recobre o olho.

Não por acaso, um estudo conduzido com 210 pacientes mostra que o uso de lente vencida ou durante a noite responde por 45% das complicações. Para enxergarmos bem a córnea deve ser transparente.  A chance de ter uma  úlcera que a torna opaca é 10 vezes maior em quem usa lente danificada. Por isso, independente da validade indicada na embalagem, para preservar a integridade da visão e da lente a recomendação é interromper o uso e consultar um oftalmologista ao primeiro desconforto.

Os principais sintomas do olho seco são: coceira, queimação, olhos vermelhos e irritados, visão borrada que melhora com o piscar, lacrimejamento excessivo, sensibilidade á luz, desconforto após ver televisão, ler ou trabalhar no computador. Engana-se quem pensa que basta usar lágrima artificial para acabar com o problema. Em alguns casos é necessário suplementação com ômega 3. Nos mais graves, o médico diz que é feito o implante de um plugue no canal lacrimal, para manter a lágrima na superfície do olho.

Outros riscos

Um dos sintomas da gripe e resfriado é a irritação ocular. Estas doenças geralmente são tratadas com  analgésico e antitérmico que podem agravar ainda mais o olho seco e acelerar o desgaste das lentes de contato. Por isso, o ideal é usar óculos até estar curado.

Os aquecedores de ambientes também diminuem a umidade do ar.  Devem ser evitados,  especialmente em locais sem ventilação. Além de agravarem o olho seco, podem desencadear doenças respiratórias que tornam os olhos mais vulneráveis à conjuntivite e à alergia.
Os  equipamentos a gás são as piores opções para a saúde ocular. Isso porque retiram do ar o oxigênio do qual a  córnea se alimenta. Quem opta por umidificadores deve estar atento ao excesso de umidade que podem causar infecções na córnea pela propagação de fungos e bactérias

Mantenha a saúde usando  lente de contato são:

- Lave cuidadosamente as mãos antes de manipular as lentes.
- Utilize soluções higienizadoras na limpeza e no enxágüe das lentes e estojo.
- Friccione as lentes para eliminar completamente os depósitos.
- Não use soro fisiológico ou água na higienização.
- Retire as lentes antes de remover a maquiagem e quando usar spray - no cabelo.
- Coloque as lentes sempre antes da maquiagem.
- Guarde o estojo em ambiente seco e limpo.
- Troque o estojo a cada quatro meses.
- Respeite o prazo de validade das lentes.
- Jamais durma com lentes, mesmo as liberadas para uso noturno.
- Interrompa o uso a qualquer desconforto ocular e procurar o oftalmologista.
- Retire as lentes durante viagens aéreas por mais de três horas.
- Não entre no mar ou piscina usando lentes.

 

Leôncio Queiroz Neto é oftalmogogista,
SP


 

 



Seu artigo será bem recebido em riototal@riototal.com.br

Direção
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br