Ano 23 - Semana 1.161 

 

 
   
ARQUIVO

 

 



CREMERJ
Praia de Botafogo, 228 Botafogo - CEP: 22359900 Telefone: (21)
2559-0018, 2559-3899
E-mail:
www.cremerj.com.br/
 


CRO-RJ
R. Araújo Porto Alegre 70, 4º e 5 andar
Castelo - CEP: 20030-015
Tel: (21) 2533-7173
www.cro-rj.org.br
 

 

 

 

Se você é da área médica e quer publicar algum artigo, venha fazer parte da nossa equipe.


class=



16 de fevereiro, 2020

ginástica que elimina a tensão no trabalho


Com a revolução eletrônica, a maioria das pessoas se viu diante de uma mesa de computador e, com ela, vieram as posturas erradas e, consequentemente, as dores musculares e as lesões por esforços repetitivos (LERs), como a tendinite de punhos, mãos e braços. Mas a falta de tempo para ir a uma academia já não pode servir de desculpa para se fugir dos exercícios. O escritor americano Bob Anderson lançou no Brasil o livro "Alongue-se no trabalho" (Summus editorial), com 20 séries de alongamentos (e combinações) que podem ser feitos no ambiente de trabalho. Neste livro, Bob - autor de "Alongue-se", publicado em 17 idiomas e que vendeu dois milhões de cópias em todo o mundo - explica quando e onde alongar-se e fala sobre os benefícios dos exercícios. As ilustrações (extraídas do livro) - mostrando formas e posições para se aliviar o estresse - são de sua mulher, Jean Anderson, que desenvolveu um sistema de desenhos a partir das fotos de Bob fazendo alongamentos.

Como começar bem o dia

Exercícios que podem ser feitos antes de o dia começar. Enquanto o computador está esquentando, recomendam-se alongamentos para relaxar e se preparar para um novo dia de trabalho:



1. Entrelaçar os dedos e esticar os braços, com as palmas das mãos para fora, por dez segundos. Alonga ombros, braços e dedos.

2. Erguer os ombros em direção às orelhas até sentir uma leve tensão no pescoço e nos ombros. Manter a posição por três a cinco segundos. Alonga ombros e pescoço.

3. Virar o pescoço cinco segundos para cada lado. Isto alonga as laterais do pescoço.

4. Levantar as sobrancelhas e abrir os olhos ao mesmo tempo em que a boca é aberta por cinco segundos. Relaxa o rosto e alivia a tensão no maxilar.

5. Com as palmas das mãos viradas para fora, esticar os braços para cima por dez segundos. Isto alonga ombros, costas, braços e mãos.

6. Por dez segundos, sacuda as mãos e os braços. Aumenta a circulação.


Fonte: O Globo
(out 2013)

 

 

 


Direção e Editoria
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br