Ano 21 - Semana 1.053

 


Arquivo
Você Sabia?

 

 





15 de novembro, 2017

Como surgiu o papel higiênico?




Ninguém consegue imaginar a vida sem papel higiênico hoje, mas além da famosa substituição por folhas de jornal, antes de sua invenção, existiram muitas maneiras criativas de se fazer a limpeza íntima após o uso do banheiro.

Os primeiros registros dessa prática de higiene pessoal vêm da Roma Antiga, onde nos banheiros públicos, havia à disposição dos usuários, para uso coletivo, uma esponja mergulhada numa espécie de balde com água.

O registro mais antigo na história de uso de pedaços de papel, para higiene, data do século VI na China Medieval. No século XIV, também na China, registra-se o uso de folhas de papel com tamanhos de 30 a 60 cm para a limpeza íntima da corte imperial.

O papel higiênico aos moldes que conhecemos hoje faz pouco mais de 100 anos que foi inventado. O produto é uma invenção norte-americana. O nova-iorquino Joseph C. Gayetty lançou em 1857 o primeiro papel sanitário de que se tem notícia o qual vinha em folhas de papel manilha sem branquear e com a marca d’água de seu criador.

Entretanto, devido à falta de investimentos no marketing do produto, o mesmo não conseguiu sucesso comercial. Mais tarde, em 1879, a empresa Scott Paper Company, na Filadélfia (EUA), começou a produzir os primeiros rolos de papel higiênico. Depois, a mesma empresa teve a ideia de comercializar o produto em 4 rolos, barateando assim o seu valor, prática que também se popularizou e acontece até hoje.


Fonte: Grandes Curiosidades





Direção e Editoria
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br