Ano 11 - Semana 543

 

 

Atualizado em 25/08/2007
---

Cientista acha diamantes de 4 bilhões de anos


Pesquisadores alemães e australianos encontraram na Austrália diamantes de mais de 4 bilhões de anos. O achado, publicado na "Nature", ajudará na determinação da temperatura do início da Terra.
Hoje se imagina que a temperatura na época fosse de 680C. Mas, com esse valor, a pressão atmosférica para formar os diamantes deveria ser 10 mil vezes maior que a normal. O achado levantou a suspeita de que as condições de temperatura e pressão deveriam ser diferentes.


O arco que está exposto no Monte Arrarat não é nada mais do que uma
rocha natural de mais de 5 milhões de anos.

Arca de NoéOs visitantes vão precisar mais fantasia no futuro para considerar esta pedra como objeto histórico de valor.
O geólogo turco Murat Avci deu uma paulada fatal nesta teoria. É verdade que este bloco estava em movimento, mas não no mar ou água, mas na montanha mesmo. Ele simplesmente escorregou montanha abaixo.
Quando Avci explorou a redondeza desde bloco, encontrou uma peça da mesma origem orgânica a uns 500 metros de distância, era a mesma substância calcária e a mesma idade. A peça é a exata continuação da peça maior. Ela deve ter escorregado da peça original devido a uma causa natural, terremoto ou outra.
Mais do que um achado importante, a história geológica da peça é vertical, isto significa que somente pode ter acontecido no começo da formação da montanha. Também provou que ela tem origem de 5 milhões de anos e não como o escrito na bíblia.
Como se tivesse caído numa junto com um tapete juntou outros elementos e virou 20 graus.
Seu última transformação foi durante a idade do gelo, que fez como se tivesse um deck (convés) de um navio, bem liso e bonito para dar mais razões para explorar a fantasia das pessoas. O resto é erosão.





Em Viena, na Business School, um cachorro suíço ensina aos alunos ética e comportamento durante conflitos. O estudo foi confirmado cientificamente e de agora adiante vai ser um assunto obrigatório.
Ela recebeu o prêmio de 2006/7 pelo Comitê de Educação, Ecologia e Saúde.

 


Em uma pesquisa nos Estados Unidos dividiram as crianças em dois grupos e lhes deram a mesma comida, mas um grupo recebeu com embalagem e logomarca e o outro grupo sem logo.
85% das crianças acharam a comida com logo muito mais gostosa.
Isto significa que propaganda funciona!


Nossa terra tem 4.5 bilhões de anos. É muito difícil para visualizar e imaginar. Mas se nos fizéssemos o tempo encolher e nossa Terra tivesse somente 1 ano! Você sabia em que mês e dia desde ano surgiu vida inteligente?
No dia 31 de dezembro às 11horas e 59 minutos.
Portanto, quase não começamos a levantar a cabeça ainda.

Channels
Um astrônomo italiano, Schiaparelli, observou canais em Marte. Foi traduzido do italiano Canalis como Canals em inglês. Mas canal em inglês só pode ser artificial, tal como Suez e canal do Panamá. Canais naturais são chamados Channels. Por causa da tradução errada por muito tempo se pensou que há canais artificiais em Marte, e daí começou uma onda de filmes e romances. Tudo por causa de uma tradução errada!

Enviado por Helga Szmuk
helgasz@uol.com.br


Xitomat
Cristóvão Colombo levou o tomate no século 15 para Europa. Mas os estudiosos de história dizem que ele já existia entre os Astecas e Incas, que achavam que ele aumentava a potência sexual e lhe deram o nome Xitomat, que significa inchação.
Na França de então, se chamava Maçã de Amor ou "do paraíso".


Tempo
Com o avanço da idade, o tempo passa mais rapidamente. Os psicólogos acham que a experiência subjetiva tem influência no aumento da velocidade do tempo.
O espanto de pessoas idosas sobre a passagem rápida do tempo seria um fenômeno retrospectivo. Um acontecimento bem lembrado aconteceu num intervalo muito mais longo de tempo do que está registrado na memória.
Assim disse Mahlberg.

Enviado por Helga Szmuk
helgasz@uol.com.br

Palimpsesto
 A reutilização de materiais já era empregada na Antigüidade. As páginas manuscritas, pergaminhos ou livros que tinham o seu conteúdo apagado, mediante lavagem ou raspagem, e escritos novamente eram chamadas de palimpsesto.

O átomo
Átomo significa indivisível, mas agora sabemos que o átomo consiste no mínimo em 3 partes: o núcleo (dois componentes) e o elétron.
Se o núcleo tivesse o tamanho de uma cereja, o elétron teria 1km de distância.


O nada

A galáxia de Andrômeda, que pertence ao nosso grupo de galáxias, forma um núcleo. Está a 2 milhões e meio de anos luz de nós; o Sol está a 8 minutos de anos luz da Terra. Só para se ter uma idéia quanto é o nada...


Einholz
Acharam num lago, na Áustria, um barco naufragado há 1400 anos, feito de uma única peça de madeira. Por isto se chama EINHOLZ.
Um leitor comentou: Talvez eles procurassem um caminho para a Índia.
É um comentário cínico e humorístico sobre a estupidez daquelas pessoas do interior! Acho muito bom! Ao invés de fazer piadas sobre o português, eles fazem piadas sobre si mesmos.


 Em junho fez 100 anos de sabão em pó.
Antes disso, as mulheres usavam somente sabão em pedra.
A marca ainda existe na Alemanha: Persil (junho 1907)
Coisas que parecem insignificantes mas mudaram nosso mundo!

 

  

  Elefantes podem ouvir com os pés! Apesar dos orelhas enormes ele "ouvem" alarmes através do chão com os pés.


Em abril, a Rússia celebrou o 46º aniversário do vôo de Yuri Gagarin.
   Você se lembrou?
 

Enviado por Helga Szmuk
helgasz@uol.com.br




Irene Serra
irene@riototal.com.br